quarta-feira, 1 de maio de 2013

VIAGEM - CARUARU/PE (Moto Passeio da Paixão - 24/03/2013)


Ver mapa maior
      Na segunda quinzena de março/2013, fomos convidados pelo nosso amigo Soares, integrante do moto clube Águias do Agreste, de Caruaru/PE, para participarmos do 20º Passeio Motociclístico da Paixão, que ocorreria em 24/03/2013. Nosso associado Amaro e sua esposa Tânia seguiriam logo no sábado, pois iriam pernoitar na casa de Soares. Os demais iriam apenas no domingo, dia do evento.
      Habitualmente gostamos de viajar aos sábados, em nossos percursos de ida e volta no mesmo dia, mas abrimos uma exceção para este evento, que vai de Caruaru/PE ao distrito de Fazenda Nova, pertencente a Brejo da Madre de Deus/PE, local nacionalmente famoso por possuir o maior teatro ao ar livre do mundo, onde se encena anualmente o espetáculo da Paixão de Cristo.
     No domingo 24/03, cheguei ao posto Ypiranga (ex-Dislub), localizado na BR 232 às 06:33h. Fui direto para a fila do abastecimento. Lá já encontravam Wei e sua namorada Geise. Enquanto estávamos abastecendo, Lauro chegou. Como apenas nós havíamos confirmado presença, não demoramos para partir. Saímos às 06:48.

      Como a programação do evento previa um café da manhã 0800, pretendíamos seguir direto até Caruaru/PE. Porém fizemos uma parada para um “pipi stop”, às 07:34h num posto de combustível entre Gravatá/PE e Bezerros/PE, denominado Posto Dinamus. Demoramos pouco e logo retomamos a viagem, saindo de lá às 07:38h.
     Chegamos ao local do evento, na área da antiga estação ferroviária de Caruaru/PE, às 08:04h, percorrendo 119 km desde o nosso ponto de partida. Podemos dizer que fomos os primeiros visitantes a chegar e o café ainda estava sendo servido! Pelo menos não pegamos fila para nada. Fomos muito bem recebidos pelos integrantes do Águias do Agreste e logo fomos nos servir do excelente café da manhã.

      Aos poucos novos motociclistas foram chegando, incluindo Soares, Amaro e Tânia. Em pouco tempo o local estava coalhado de gente e de motos. No meu ponto de vista predominavam as custom, embora não houvesse restrição a qualquer categoria ou cilindrada de moto. Houve sorteio de alguns brindes, além de muitas recomendações sobre o procedimento durante o percurso, tanto dos componentes do Águias do Agreste como do pessoal da Polícia Rodoviária Federal. Durante este período de espera, nosso conterrâneo Lauro foi convidado a dar umas voltas na Harley Fat Boy do nosso colega Soares e não se fez de rogado.


   Finalmente chegou a hora da largada. Não registrei o horário exatamente, mas creio que ficou bem próximo do horário programado (10:30h). Seguimos cada um para suas motos e nos posicionamos dentro do comboio. Havia 02 paradas programadas no percurso (1ª no acesso a PE 145, onde fica uma estátua de Lampião e a 2ª no distrito de Itaúna). Seguimos em ritmo lento (cerca de 50/60 km/h), conforme programado, escoltados pela PRF. Pegamos inicialmente a BR 104, na direção de Toritama/PE. Acabamos nos separando, dentro da grande quantidade de motos presentes no passeio. Logo quando chegamos na altura da PE 145, acesso para Fazenda Nova, dobramos à esquerda e logo o comboio parou, conforme programado.
       Neste instante encontrei-me com os demais integrantes do nosso moto clube e resolvemos desgarrar do comboio, indo direto a Fazenda Nova. Assim o fizemos. Chegamos ao local, onde na área externa do teatro havia uma razoável estrutura de bares, restaurantes e lanchonetes. Estacionamos nossas motos e ficamos no restaurante mais próximo a elas, pois não custava nada dar uma olhada de vez em quando. Confesso que mais uma vez falhei com meus hábitos metódicos, e não registrei o horário de chegada. Lembrei-me apenas depois de registrar a quilometragem desde a largada em Caruaru/PE:foram 49 km.
    Resolvemos lanchar, pois julgamos os preços dos pratos  muito inflacionados, provavelmente pelo grande fluxo de visitantes ao espetáculo da Paixão de Cristo. Fomos todos de sanduíche mesmo. Até que os sanduíches estavam bons. Acertamos a conta e nos dirigimos ao posto de combustível (provavelmente o único do lugar) para reabastecimento das motos.

         Partimos do posto às 13:05h. Combinamos de parar em Encruzilhada de São João, comunidade localizada entre as cidades de Caruaru/PE e Bezerros/PE, pois Wei e Geise precisavam comprar um presente numa das lojas de artesanato do local. Chegamos lá às 13:48h, percorrendo 65 km neste trecho.
       Não demoramos muito em Encruzilhada de São João, apenas tempo suficiente para a compra de Wei/Geise e matar a sede com muita água mineral. Partimos às 13:59h e seguimos direto até nosso ponto de despedida, na BR 232, em frente ao nosso ponto de partida, pela manhã. Chegamos às 14:57, percorrendo 102 Km neste trecho.
        Despedimo-nos, felizes por mais uma viagem sem incidentes, desejosos de rever-nos em breve, em mais um percurso.
        Percorremos ao todo 335 km nesta viagem. Todos os conterrâneos participantes (Amaro, Lauro, Marcos e Wei), além do prazer da viagem, tiveram registrados estes quilômetros em suas cotas de quilometragem.
        Espero que em nossa próxima viagem contemos com a participação de mais conterrâneos.
        Veja o vídeo e o álbum de fotos completo nos links abaixo.

        Vídeo I da viagem
          Vídeo II da viagem
          Vídeo da voltinha da Fat Boy
          Álbum de fotos da viagem




Nenhum comentário:

Postar um comentário