domingo, 13 de dezembro de 2015

EXPEDICION RUTA DE LOS ANDES 2015 - Parte XX - VOLTANDO PARA CASA (Dias 28, 29, 30, 31 e 32)

DIA 28 - FOZ DE IGUAÇU/PR a MARÍLIA/SP (30/04/2015)

Partida de Foz do Iguaçu/PR
Chegamos finalmente à parte de nossa viagem. Embora faltassem ainda muitos km para nossas  casas, já estávamos em ritmo de despedida, ansiosos por chegar aos nossos lares. Teríamos pela frente, 05 dias de muita estrada, parando apenas para pernoitar. Neste trecho, talvez pelo sentimento ambíguo, de alegria por retornar à nossa cidade e de certa tristeza pelo fim de nossa aventura, escassearam os registros fotográficos. Vou tentar resumir os acontecimentos destes dias.

Partimos de nosso hotel em Foz do Iguaçu/PR às 07:48 h. Tivemos a companhia de meu cunhado Fábio por cerca de uns 100 km, quando ele separou-se de nós, tomando o caminho para São Paulo/SP. Fizemos nossa primeira parada num posto em Corbélia/PR, após rodarmos 210 km, às 10:45 km. Parada rápida para reabastecimento e às 11:00 h partimos para nossa próxima parada, Maringá/PR. Chegamos em Maringá/PR às 13:15 h, percorrendo 215 km. Fizemos uma parada um pouco mais demorada e partimos para nossa próxima etapa às 13:43 h. Chegamos ao primeiro posto após Sertanópolis/PR (Chapadão do Tigre) às 15:47 h, percorrendo 131 km. Não registrei nosso horário de partida e nem nosso horário de chegada ao destino final previsto para esse dia, Marília/SP, mas chegamos no final tarde. Foram 162 km neste trecho final, até o hotel.

Chegamos separados, primeiramente eu, Helenildo e Rodolfo. Esperamos a chegado dos outros dois num posto de combustível, próximo à estrada. Recebemos uma ligação de Lauro, informando que Hélio resolvera esticar por conta própria até Ribeirão Preto/SP, para dormir na casa de uma das filhas dele. Ensinamos o caminho de onde estávamos para Lauro e quando ele chegou, fomos procurar um hotel para pernoitar. Após rodarmos um pouco, encontramos um excelente hotel, que nos propiciou uma boa noite de sono.

Nesse trecho nos separamos de nosso companheiro Eurípedes. Ele resolveu seguir outro caminho, por necessidade própria. Somente alguns dias depois tive notícias dele, por telefone. Pena que não pudemos nos despedir adequadamente dele.

QUILOMETRAGEM DO DIA:      718 KM.
QUILOMETRAGEM TOTAL:  11.547 KM.

DIA 29 - MARÍLIA/SP a PATROCÍNIO/MG (01/05/2015)

Partimos cedo do hotel, às 07:05 h. Paramos num posto na saída da cidade e seguimos para Ribeirão Preto/SP, onde nos reencontraríamos com Hélio. Nesse trecho tivemos problemas com a autonomia das motos. Existem poucos postos de combustíveis neste roteiro e terminamos seguindo até Ribeirão Preto/SP, sem reabastecimento. Acabei me separando dos outros três, mas por uma dessas coincidências incríveis, no reencontramos no primeiro posto, logo na entrada de Ribeirão Preto/SP. Foram 285 km e chegamos às 10:15 h. Neste trecho tenho a destacar a travessia do muito largo Rio Tietê, numa extensa ponte.

O largo Rio Tietê, mais adiante.
Tivemos alguma dificuldade em contactar Hélio por telefone, e depois de algum tempo, resolvemos seguir sem ele. Quando já estávamos saindo, meu celular tocou e era ele informando que nos esperava na saída da cidade, junto com sua família. Nos encontramos com ele e partimos de Ribeirão Preto/SP às 10:58 h. Paramos uns 221 km adiante, após passarmos por Uberaba/MG, num posto de combustível, onde chegamos às 13:31 h. Partimos deste posto às 13:53 h.

Chegamos em Patrocínio/MG às 15:35 h, percorrendo 152 km neste trecho final. Encontramos um hotel novinho em folha (ROTA DO SOL HOTEL), ao lado do posto que paramos para abastecer.

QUILOMETRAGEM DO DIA:      658 KM.
QUILOMETRAGEM TOTAL:  12.205 KM.

DIA 30 - PATROCÍNIO/MG a SALINAS/MG (02/05/2015)

Partimos do hotel às 07:15 h. Rodamos pela BR 365 e paramos num posto de combustível, 155 km após Patrocínio/MG. Chegamos às 08:51 h. Fizemos uma parada rápida e partimos  às 09:17 h, com destino à Pirapora/MG.

Paramos num posto Shell, aproximadamente uns 3 km antes de Pirapora/MG. Chegamos às 10:44 h, percorrendo 161 km neste trecho. Mais uma parada rápida, e às 11:15 h partimos com destino a Montes Claros/MG.

Chegamos num posto Ipiranga às 12:50 h, percorrendo 170 km neste trecho. Fizemos mais uma parada rápida e partimos, em horário não registrado por mim, com destino a Salinas/MG.

Este trecho final foi muito cansativo, pois o número de caminhões era muito grande, e como o trecho envolvia muitos aclives/declives, as ultrapassagens precisavam ser muito bem pensadas. Acabei ficando para trás, rodando uns 80 a 100 km sem avistar meus companheiros, que foram mais ágeis (ou quem sabe, ariscos) nessas ultrapassagens. Somente alguns km antes de Salinas/MG ele pararam à beira da estrada para me esperar. Seguimos uma dica que no deram e seguimos além de Salinas/MG uns 12 km, chegando ao HOTEL TABORIU, onde pernoitamos. Chegamos às 16:36 h, percorrendo 240 km neste trecho final.

Hotel Tamboriu, Salinas/MG

QUILOMETRAGEM DO DIA:      726 KM.
QUILOMETRAGEM TOTAL:  12.931 KM.

DIA 31 - SALINAS/MG a FEIRA DE SANTANA/BA (03/05/2015)

Partimos do hotel às 06:54 h, seguindo pela BR 251, até o entroncamento com a BR 116, onde pegamos esta última, no sentido Norte, runo à Bahia. Paramos num posto Shell, uns 6 km antes da cidade de Cândido Sales/BA, a primeira logo após a divisa MG/BA. Um posto muito bem estruturado, como seria de praxe, doravante, na BR 116. Chegamos às 08:41 h, percorrendo 163 km. Partimos de lá às 09:10 h.

Neste nosso penúltimo dia de viagem destaco 02 eventos: 1) a cordialidade de nosso irmãos camioneiros, que na maioria das vezes iam para o acostamento para facilitar nossas ultrapassagens. Isso já havia acontecido desde o dia anterior, ainda em MG; e 2) nossos companheiros Hélio e Rodolfo resolveram fazer uma viagem à parte, deixando a mim, Helenildo e Lauro para trás.

Seguimos pela BR 116, passando por Vitória da Conquista/BA e parando num complexo rodoviário (Posto São Jorge) alguns km depois desta cidade. Havia uma mega estrutura para os viajantes, inclusive com quiosque do banco 24 horas e barbearia. Chegamos às 11:00 h, percorrendo 112 km neste trecho. Parada rápida, e partimos às 11:26 h.

Continuamos pela BR 116. Paramos num posto de combustível alguns quilômetros depois de Jequié/BA, na entrada para Lafaiete Coutinho/BA às 13:24 h, percorrendo 151 km. Partimos em horário não registrado por mim, com destino a Feira de Santana/BA, ponto final programado para este dia.

Chegamos em Feira de Santana/BA no final da tarde, em horário também não registrado por mim. Nossos colegas apressados (Hélio e Rodolfo) nos ligaram enquanto estávamos verificando um hotel logo na entrada da cidade, o qual estava em visível estado de abandono. Eles nos deram a dica da POUSADA OÁSIS, um pouco mais adiante e também seguimos para lá. Foram 232 km percorridos neste trecho final.

QUILOMETRAGEM DO DIA:      658 KM.
QUILOMETRAGEM TOTAL:  13.589 KM.

DIA 32 - FEIRA DE SANTANA/BA a RECIFE/PE (04/05/2015)

Saímos da pousada às 06:52 h. Seguimos ainda pela BR 116, enfrentando um tráfego intenso até a cidade de Santa Bárbara/BA. Logo após o tráfego foi aliviando aos poucos. Na altura da cidade de Tucano/BA, pegamos a BR 410, até a cidade de Ribeira do Pombal/BA, onde chegamos às 09:31 h, percorrendo 195 km. Partimos às 10:02 h, com destino a Paulo Afonso/BA.

Seguimos agora pela BR 110 até Paulo Afonso/BA, atravessamos a fronteira BA/AL e pegamos a BR 423, parando no primeiro posto logo após a divisa, onde chegamos às 11:55 h, percorrendo 186 km. Partimos às 12:28 h, tendo como próximo destino Garanhuns/PE.

Continuamos pela BR 423, chegando em Garanhuns/PE às 14:31 h, percorrendo 212 km neste trecho. Partimos às 15:04 h, para nosso trecho final, até Recife/PE.

Seguimos pela BR 423 até São Caetano/PE, pegando nossa velha conhecida BR 232 a partir daí. Paramos em frente ao posto Ipiranga, em Santo Aleixo, marco final estipulado para nossa jornada, onde chegamos às 17:23 h, percorrendo 216 km neste trecho final. Eu, Helenildo e Lauro fizemos questão de descer de nossas motos e registrar o evento. Infelizmente, cinco companheiros partiram e apenas três concluíram juntos a viagem. Não sei se é idealismo de minha parte, mas para mim, todos deveriam ter concluído a viagem juntos, independente da pressa de chegar em casa.

Comemorando o final da jornada
Concluo assim a história dessa realização de um sonho juvenil, compartilhado com meus 04 companheiros. Já temos muito o que contar aos amigos e parentes. Mas não vou negar, que ficou ainda em mim, e creio que posso falar em nome dos demais, um gostinho de quero mais...

Segue abaixo o link com o vídeo destes últimos 05 dias da viagem.

QUILOMETRAGEM DO DIA:      809 KM.
QUILOMETRAGEM TOTAL:  14.398 KM.

1. Muito bom!
    E assim concluímos a nossa Expedição, tão ansiada.
    Agora é hora de curtir as lembranças e pensar na próxima, a Terra do Fogo, lá no 'fim do mundo'...