segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

VIAGEM A POÇÃO/PE (14 a 15/01/2012)

            Marcamos nosso ponto de partida no lugar costumeiro, quando utilizamos a BR 232, o Posto DISLUB em Santo Aleixo. Eu (Marcos) fui o 1º a chegar ao local, às 06:39h. Lauro e Rogério, acompanhado de sua esposa Carla, chegaram por volta das 06:50h. Logo em seguida chegaram Alan e Rafael. Nosso grupo estava completo. Os últimos que chegaram completaram os tanques de suas motos e saímos pouco tempo depois, por volta das 07:15h.


        Antes de nossa partida o colega Lauro verificou que a corrente de sua moto estava muito folgada. Combinamos que iríamos parar na revenda Honda em Bezerros/PE.         
          Chegamos em Bezerros/PE, na revenda Honda, às 08:16h, rodando 86,4 km desde o nosso ponto de partida. Lauro conduziu sua moto para a oficina e nós ficamos aguardando. Todos fomos muito bem tratados pelo pessoal da revenda, que efetuou o serviço como cortesia, sem custos para Lauro, e ainda nos disponibilizaram a sala de espera dos clientes, enquanto aguardávamos o término da regulagem da moto de Lauro.
          O serviço foi efetuado rapidamente e saímos de Bezerros/PE às 08:31h, em direção a São Caetano/PE, churrascaria Nossa Senhora de Lourdes, local programado para nosso café da manhã. Chegamos ao nosso destino às 09:04h, rodando 45 km neste trecho. Hora do nosso merecido desjejum.
        Pegamos a estrada de novo às 09:55h, em direção a Pesqueira/PE. Logo após São Caetano/PE termina o trecho duplicado da BR 232. Embora o trecho pós São Caetano/PE seja em pista única, o asfalto se encontra em excelente condições de tráfego. Chegamos em Pesqueira/PE às 10:46h, percorrendo 64 km neste trecho. Paramos no Posto Shell, localizado logo após a entrada principal da cidade. Alguns foram reabastecer as motos, enquanto eu telefonava para nosso anfitrião, o Gilmar. Marcamos de nos encontrar com ele no famoso "Bar do Papa", de onde seguiríamos com ele até sua propriedade em Poção/PE.


        Esperamos por nosso colega Gilmar por algum tempo, "refrescando" as idéias, pois estava fazendo um calor infernal! Gilmar chegou pouco tempo após e seguimos em direção a Poção/PE. Infelizmente não registrei a hora de nossa partida, mas o percurso de Pesqueira/PE a Poção/PE é pequeno, de 24 km, conforme registrado numa placa existente neste trecho.
        Chegamos em Poção/PE e paramos em frente ao cruzeiro da cidade, que é o 3º maior do Brasil, segundo nos informou o colega Gilmar. Apenas tiramos algumas fotos na entrada, deixando para visitá-lo no dia seguinte. Nos dirigimos a um bar próximo, pois precisávamos nos "hidratar", pois continuava fazendo muito calor. Não nos demoramos muito, e seguimos até a propriedade de Gilmar, que fica bem próxima à cidade, onde chegamos às 15:15h. Conhecemos o plantel bovino e equino do colega, e pouco tempo depois, o tempo virou, e caiu um tremendo temporal. Acredito que tenhamos levado a chuva, pois lá não chovia fazia 03 meses.


         Nosso colega e anfitrião Gilmar havia nos preparado uma estadia de rei. Além de colocar à nossa disposição as acomodações de sua casa, ainda havia nos preparado um churrasco de carneiro, carneiro guizado, queijo coalho assado e ainda umas cervejas geladas para acompanhar. O Gilmar em matéria de hospitalidade é um verdadeiro PhD! Ficamos por ali degustando nosso churrasco, já sentindo um friozinho, até à noite. Alguns mais corajosos ainda tiveram disposição de ir até a cidade, mesmo com frio que estava fazendo. Tivemos uma noite de sono tranquila, preparando-nos para a volta, no dia seguinte.
         Acordamos no dia seguinte e já estava à nossa disposição um delicioso café da manhã nordestino, com cuscuz, ovos, queijo coalho e café. Ao contrário do dia anterior, iríamos iniciar nossa jornada de volta já devidamente abastecidos.
           Por volta das 09:46h saímos todos para nossos roteiros turísticos, a serem cumpridos antes de pegarmos a estrada rumo a Recife/PE. Nossa primeira parada foi na nascente do rio Capibaribe. Seguimos por uma estrada de terra por cerca de 02 km. O percurso foi tranquilo, com exceção de uma queda ocorrida com nosso colega Lauro, sem maiores consequências. Com o temporal do dia anterior haviam se formado alguns atoleiros no percurso, e num desses ele foi ao chão, em câmara lenta. Amigo Lauro, não se chateie, pois sua queda teve o privilégio de estrelar nosso primeiro vídeo, neste blog!


video


          De lá seguimos até a cidade de Poção/PE, onde iríamos visitar o cruzeiro. Foram cerca de 06 km e chegamos lá às 10:36h. Nosso anfitrião Gilmar conseguiu que tivéssemos acesso à primeira parte do percurso com nossas motos, o que foi uma ajuda e tanto, pois o cruzeiro está construído ao longo da encosta de um morro bastante elevado e estávamos com nossos trajes motociclísticos, além das mochilas. Mesmo com esse auxílio, não escapamos de encarar o resto do trajeto a pé, pois a estrada não chega até o cume do morro. Não cheguei até o topo do morro, ao contrário dos demais conterrâneos, pois eu e Rafael "amarelamos" no trecho final. Achei bastante interessante, aquele monumento à fé cristã, constituído de diversas estátuas que representam as passagens da vida de Jesus Cristo.




          Terminamos nossa visitação e pouco tempo após nos despedirmos de Gilmar, que voltaria no mesmo dia, mais tarde, partimos em direção a Recife/PE às 11:50h. Paramos em Pesqueira/PE, no mesmo posto Shell em que havíamos parado na vinda, para alguns colegas reabastecerem suas motos. Havíamos combinado de parar apenas em São Caetano/PE, no mesmo lugar em que havíamos tomado o café da manhã no dia anterior, para o nosso almoço. Neste trecho enfrentamos tráfego intenso e um forte vento frontal. Isso causou certa dispersão do grupo, em decorrência das muitas ultrapassagens que foram efetuadas no trajeto. Como de praxe, diminui o ritmo nas ocasiões em que não vislumbrava em meu retrovisor a luz do farol dos conterrâneos que estavam mais atrás. Nas viagens de moto em grupo, o motociclista que vai na frente monitora sempre o que vem logo atrás.
           Chegamos em São Caetano/PE às 13:16h, rodando 94 km neste percurso. Após nosso almoço, saímos para Recife/PE às 14:00h, combinando de pararmos no mesmo ponto em que partimos no dia anterior (pista da BR 232, sentido interior/Recife, em frente ao posto DISLUB de Santo Aleixo). Essa foi uma demanda do colega Rafael, prontamente aprovada por todos, que reclamou que nos percursos de volta havia a dispersão da turma, sem um momento de despedida. Doravante adotaremos sempre este procedimento em nossas viagens.
      Chegamos às 15:30h, percorrendo 132km neste trecho. Despedimo-nos dos companheiros de viagem e posamos para a foto de encerramento da viagem.




           Foi mais uma viagem prazerosa, onde percorremos aproximadamente 455 km. Espero contar com todos em nossa próxima empreitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário