terça-feira, 27 de dezembro de 2011

VIAGEM AO BONITO ECO PARQUE - 10/12/2011

        Chegamos à nossa última viagem do ano de 2011. Como dezembro é o mês das confraternizações, nada mais justo que o nosso moto clube fizesse a sua da melhor forma:uma viagem de moto, com o maior número de participantes possível. 
         Marcamos nosso ponto de partida/encontro no nosso velho conhecido, o posto Dislub, na BR 232. Combinamos de sairmos às 07:30h, já que o percurso não seria tão longo. Eu (Marcos) cheguei às 07:08h e já se encontravam quase todos por lá. Estavam lá Amaro, Antônio, Helenildo, Rafael e mais 02 novos conterrâneos:Gilmar e Lauro. Com minha chegada, ficavam faltando apenas o Pedro e o Marcos S. Aguardamos por alguns instantes a chegada dos demais colegas, porém, após alguns telefonemas, combinamos que partiríamos sem os mesmos, aguardando-os no local programado para o nosso café da manhã, o restaurante Galinha de Cabidela, em Gravatá/PE. Partimos às 07:25h.  


         Chegamos ao Galinha de Cabidela às 08:06h, percorrendo 58 km neste trecho.  Os colegas Pedro e Marcos S, acompanhado de sua esposa, chegaram logo depois de nós. Todos apreciamos o farto e saboroso café da manhã do lugar, conversamos, tiramos fotos e logicamente, pagamos a conta, antes de partirmos. Saímos do Galinha de Cabidela por volta das 09:23h, em direção a Bezerros/PE, onde iríamos encontrar a namorada de Rafael, que iria se incorporar ao nosso grupo.


         Chegamos em Bezerros/PE às 09:45h, percorrendo 31 km neste pequeno trecho. Após um ligeiro contratempo em localizar em qual dos postos de combustível ela estava nos esperando, saímos de Bezerros/PE por volta das 10:00h. Paramos logo em seguida, numa das atrações à beira da estrada: o Castelo Pergentino. Tratá-se de um local para eventos e recepções, que realmente parece um castelo. Tiramos algumas fotos no local e seguimos em direção a Bonito/PE.


         Seguimos até Bonito/PE, onde subimos a serra, em direção às cachoeiras. Esta estrada é empolgante, para os que gostam de viajar. Embora o seu trecho inicial, calçado com paralelepípedos, esteja desgastado, apresentando aqui e acolá alguns buracos, as curvas fechadas e o visual da cidade logo abaixo compensam estes pequenos aborrecimentos. Logo após  o término da subida nos deparamos com um asfalto de excelente qualidade, com paisagens dignas de uma parada, o que infelizmente não fizemos.
         Chegamos ao Bonito Eco Parque ás 11:00h, percorrendo 51 km, desde de Bezerros/PE. O percurso total, a partir de nosso ponto de partida foi de 140 km. O lugar é bastante estruturado, possui piscina comum, piscina com água corrente e cachoeira, bar e restaurante. É cobrada uma taxa de visitação/conservação, para permitir a entrada no lugar.


        Após relaxarmos aproveitando o lugar, saímos por volta da 14:10h, rumo a Recife/PE. Como havíamos programado antecipadamente, iríamos regressar por outro caminho, seguindo a estrada até Palmares/PE, pegando a BR 101 Sul em direção a Recife/PE. Esta estrada desce a serra, com algumas curvas em 180 graus e asfalto em excelente estado. Logo após à descida, o asfalto apresenta estado regular, com alguns buracos. A estrada vai acompanhando um rio, cujo nome desconheço, na maior parte do percurso. Salvo engano, foi este mesmo rio que em junho de 2010 provocou a cheia que praticamente destruiu cidade de Palmares/PE. Antes de chegarmos a Palmares/PE, passamos por uma usina de açúcar.
        Paramos em Palmares/PE para abastecimento de algumas motos. O frentista do posto nos disse que na cheia ocorrida em 2010, as águas haviam "lavado" o teto do posto. De lá seguimos até Escada/PE, pela BR 101 Sul. Embora o trecho inicial, em Palmares/PE ainda esteja confuso, sem duplicação ainda, logo após sair da cidade a pista passa a ser  duplicada, com asfalto excelente. Chegamos as 15:30h, percorrendo 81 km desde a saída do Bonito Eco Parque, parando no posto Cotegy, à beira da BR 101, para abastecimento de algumas motos. Marcos S e sua esposa seguiram viagem de imediato, pois tinham um compromisso no início da noite. Uma parte da turma resolveu parar para almoçar (Gilmar, Helenildo e Pedro) e o restante seguiu viagem para Recife.
        Como nosso percurso de volta foi por via diferente do nosso percurso de ida, competiu a mim estabelecer o marco final do registro de tempo e quilometragem desta viagem. Optei pelo 1º posto acessível na Estrada de Batalha, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes/PE. Cheguei a este posto, denominado posto Guarujá, às 16:10h, registrando 135 km desde de nossa partida do Bonito Eco Parque. 
        Como se pode verificar, a distância percorrida por qualquer dos roteiros (BR 232 - 140 km e BR 101 - 135 km) é praticamente a mesma.
        Assim completamos nossa última viagem em 2011, estabelecendo um novo recorde de participação, com 11 participantes e 09 motos. Tivemos a alegria de confraternizar com nossos amigos, e ainda aproveitar um roteiro muito bom e bem próximo a Recife/PE. Creio que todos os participantes gostaram. Para fins de registro de quilometragem, todos os participantes deste passeio computaram 275 km.
        Que 2012 seja ainda melhor para o MC Conterrâneos do Asfalto, com muitas viagens e com participação cada vez maior de nossos conterrâneos. Vamos ampliar nossos horizontes, almejando destinos mais distantes, pois viajar de moto com os amigos é o que importa. Se você amigo conterrâneo, ainda não teve o prazer de viajar conosco, terá nova chance no ano que vem. Afinal de contas o vírus da estrada é altamente contagioso e incurável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário