segunda-feira, 26 de novembro de 2012

VIAGEM A JAPARATINGA/AL (27/10/2012)


Exibir mapa ampliado

          Sábado, 27/10/2012. Depois de nossa viagem anterior, em 06/10/2012, em que fomos ao litoral norte de nosso estado (Ponta de Pedras), resolvemos manter o destino litorâneo, desta vez em direção ao litoral norte alagoano.
          O conterrâneo Amaro e sua garupeira Tânia nos indicaram a Pousada Paraíso dos Coqueirais, localizada em Japaratinga/AL, que eles já conheciam, sugestão que foi prontamente acatada por nós.
          Marcamos nosso ponto de encontro no posto Pichilau/Dislub, localizado logo no início da BR 101 Sul. Quando cheguei, Lauro já se encontrava por lá. Dos que haviam confirmado presença, estavam faltando Amaro/Tânia e Antônio. Liguei para Antônio e ele avisou que não iria viajar, pois estava com problemas intestinais. Liguei para Amaro, mas ele não atendeu, indicando que estava em trânsito com a moto.
          Lá no posto havia uma turma de ciclistas, que também havia combinado de se reunir ali. Numa prova de que este nosso mundo é pequeno, entre os ciclistas estava um velho conhecido meu, dos tempos de aventuras náuticas, lá pela 1ª metade da década de 90, o Sérgio. Ele, assim como eu, largou o mundo dos esportes náuticos e agora se dedica ao ciclismo.
         Amaro chegou pouco tempo depois. Tiramos algumas fotos e partimos às 07:20h. Seguimos pela BR 101 Sul e depois pegamos a PE-60. A BR 101 é duplicada e a PE-60 é duplicada até a entrada do porto de Suape.



         Rodamos 32 km, e às 07:48h chegamos à lanchonete Doçura, em Ipojuca/PE, local determinado para o nosso café da manhã. Nesse trecho inicial de nossa viagem, temos a destacar o intenso fluxo de veículos, fruto dos grandes empreendimentos que estão sendo implantados em Suape e também em Ipojuca/PE. Nosso café foi mais um lanche que um café nos moldes a que estamos acostumados. Mas tudo estava bem preparado e saboroso. Saímos de lá às 08:20h.



         Seguimos pela PE-60, com pouco trânsito logo após a entrada de Porto de Galinhas, cruzamos a divisa PE/AL e pegamos a AL-101, parando em Maragogi/AL, onde chegamos às 09:20h, percorrendo 75 km desde Ipojuca/PE. Esta parada foi um breve pit stop, à beira da estrada, para que Lauro montasse uma câmera em sua moto, para fazer algumas filmagens.



         Rodamos apenas mais 20 km e chegamos na pousada Paraíso dos Coqueirais às 09:42h.
         A pousada é muito bem estruturada e fica bem próximo à praia (basta atravessar a AL-101). Amaro e Tânia gentilmente disponibilizaram o quarto deles, para guardarmos nossas tralhas motociclísticas e após nos instalarmos, fomos para a praia.
        O tempo desta vez estava favorável à ida à praia. A praia defronte à pousada é praticamente deserta, um verdadeiro paraíso, para quem enfrenta nossas aglomeradas praias urbanas, onde cada espaço na areia é disputadíssimo.



        Deixamos Tânia se bronzeando na areia, e fomos caminhar na praia. Seguimos em direção ao sul, até chegarmos a uma outra pousada, localizada à beira-mar. Infelizmente não lembro seu nome. Visitamos a referida pousada e logo na saída paramos num bar, para tomar umas loiras geladas. Neste trecho da praia, ao contrário do trecho em frente à pousada em que estávamos, existe uma grande concentração de casas e um espaço público destinado a festas. Fiquei triste em constatar a quantidade de lixo, sobretudo plástico, rolando pela areia da praia. Num lugar abençoado pelas belezas naturais, o homem, infelizmente, não valoriza esta riqueza.



         Voltamos à nossa praia, onde reencontramos com Tânia, e seguimos para a pousada, para nosso almoço. Sentamos inicialmente numa área próxima à piscina, e fizemos o pedido do almoço, além de alguns petiscos. O atendimento foi demorado. Quando finalmente nosso almoço estava pronto, resolvemos almoçar na área do restaurante, para nosso maior conforto. Apesar da demora, o almoço estava uma delícia. Apesar de só haver provado um dos pratos que pedimos (uma peixada e outro de camarão), os demais colegas, que não têm restrições alérgicas ao referido crustáceo, aprovaram ambos.



       Após o almoço, e o devido acerto de contas, eu e Lauro fomos nos preparar para a viagem de volta. Amaro e Tânia dormiriam na pousada, e somente seguiriam para Recife/PE no dia seguinte.
       Despedimo-nos do casal e saímos às 15:03h. Seguimos direto, sem paradas, até o ponto de partida, em frente ao posto Pichilau/Dislub, onde chegamos às 16:47h, percorrendo 126 km. Transcorreu tudo bem neste nosso percurso da volta, ressaltando-se mais uma vez a intensificação do trânsito a partir da entrada para Porto de Galinhas. Amaro e Tânia retornaram no domingo, sem problemas também.



       Eu (Marcos), Lauro e Amaro computamos nesta viagem, 253 km em nossas cotas de quilometragem.
       Agora é guardar as energias para a próxima parada: Paulo Afonso/BA.
       
Álbum de Fotos da Viagem a Japaratinga/AL (27/10/2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário