quarta-feira, 17 de abril de 2013

VIAGEM A CURRAIS NOVOS-RN (08/03 a 10/03/2013)


             
            Prezados leitores deste nosso blog. Desculpo-me com vocês por tão longo hiato nas postagens. Vou tentar me explicar.
           Em março passado, nosso grupo efetuou mais uma viagem pioneira: fomos pela 1ª vez ao Rio Grande do Norte, para a cidade de Currais Novos, onde realizou-se nos dias 08, 09 e 10 de março de 2013, o 11º Cactus Moto Fest, um dos maiores encontros do Nordeste.
           Eu (Marcos) já estava totalmente acertado para participar desta viagem, mas razões de ordem doméstica me impediram de ir. Mas os demais conterrâneos que haviam confirmado presença, não farraparam: Alan, Antônio, Gilmar, Helenildo, Humberto e Lauro. O relato desta viagem é fruto dos depoimentos deles e da dedicação especial do Alan, que me reportou a viagem por etapas, via SMS e de Lauro, que foi o único a enviar-me um relato por e-mail. Por isso atrasei-me na postagem.
           Desta feita a organização da viagem ficou a cargo do conterrâneo Gilmar. Foi ele quem providenciou a hospedagem, numa pousada que ele já conhecia de uma ida anterior.
           Junto com nosso grupo, foram alguns colegas do Gilmar, pertencentes ao grupo Carrancas Moto Clube. Na verdade podemos dizer que nós fomos juntos com eles, pois eles estavam representados com um número maior de associados do que nós.
           Ao contrário das outras vezes em que seguimos pela BR 101 Norte, o ponto de encontro marcado foi em frente a uma padaria em Abreu e Lima/PE, chamada Panlanches. A saída havia sido planejada para as 06:30h, mas com tanta gente (12 motos ao todo), ela acabou ocorrendo às 07:10h. Humberto não seguiu com o grupo, neste horário, tendo viajado sozinho à tarde, após seu expediente de trabalho, encontrando-se com a turma lá em Currais Novos/RN.




           A primeira parada foi em João Pessoa/PB, às 08:20h, para reabastecimento das motos e dos motociclistas. Este trecho foi de apenas 96 km. Partiram às 08:45h.
           A próxima parada foi em Canguaretama/RN, depois de percorridos mais 102 km, onde eles chegaram às 09:50h. De novo reabastecimentos. Alan não registrou o horário da partida.
           Nova parada em Tangará/RN, às 11:20h, depois de percorridos mais 96 km. Após a partida, o grupo não percorreu nem 30 km, e parou em Santa Cruz/RN, para almoçar, às 12:15h. Segundo Alan me reportou, a decisão não foi unânime, pois uma parte da turma queria almoçar em Currais Novos/RN. Mas todos pararam, ninguém prosseguiu viagem sozinho, deixando os outros por lá.





          Finalmente às 14:30, após percorridos 403 km, o grupo chegou a Currais Novos/RN. O relato da estadia em Currais Novos, a seguir, me foi reportado pelo conterrâneo Lauro.

         Todos dirigiram-se à tenda de recepção aos viajantes, onde mataram a sede e receberam informações sobre as atrações do evento e os cupons para a feijoada 0800 que estava sendo oferecida aos visitantes. Como já haviam almoçado, a feijoada foi, infelizmente, dispensada. Após isso, o grupo resolveu fazer um city tour pela cidade, dirigindo-se depois para a pousada.
          A pousada era muito bem localizada, à beira da pista. Era um antigo sítio, que está se estruturando ainda. Os conterrâneos ficaram num quarto grande, com acesso à internet, geladeira, ar condicionado, porém sem TV (e quem é que faz questão?) e com colchões  no chão.
          Após o descanso vespertino, seguiram à noite para o evento, onde hasteamos nossa bandeira. Muita gente, palcos com shows rolando e muitas motos e stands. No dia seguinte (sábado), foram providenciados os ingredientes para o churrasco: cervejas, água, petiscos e carne/linguiça. O dia foi passado na pousada, matando a sede com umas loiras geladas, dando uns mergulhos na piscina e apreciando os dotes de churrasqueiro do conterrâneo Alan. Todos saíram apenas à noite, para reabastecer as motos, para a volta no dia seguinte.


          A volta ocorreu no domingo, 10/03/2013. O relato de Alan desta vez não foi tão completo quanto na ida, acho que por conta da pressa em voltar para casa. A saída foi muito cedo, às 05:30h. O café da da manhã foi degustado na cidade de Picuí/PB, distante apenas 55 km de Currais Novos/RN, segundo o Google Maps. A partida foi às 07:30h. A próxima parada foi em Remígio/PB, após percorridos 128 km.



          A partir daí cessaram as informações via SMS. Apurei depois, com Helenildo, que o trajeto seguinte foi Remígio/PB a Campina Grande/PB e Campina Grande/PB a Recife/PE, via Itabaiana/PB. Apurando a quilometragem deste percurso no Google Maps, cheguei a um total de 358 km, bem inferior ao percurso da ida, via BR 101.
          Todos os participantes (Alan, Antônio, Gilmar, Helenildo, Humberto e Lauro) tiveram computados 761 km em suas cotas de quilometragem.
          Nessa eu passei batido, mas espero retornar com todo o gás, a partir da próxima viagem. 
             Vide abaixo links para o vídeo e o álbum de fotos da viagem.

             Vídeo da viagem
             Álbum de fotos da viagem

2 comentários: