quinta-feira, 1 de agosto de 2013

VIAGEM A UNIÃO DOS PALMARES/AL (Parque Memorial Quilombo dos Palmares-29/06/2013)


Exibir mapa ampliado

        Sábado, 29/06/2013. Data marcada para nossa última viagem do 1º semestre de 2013. Escolhemos como destino a cidade de União dos Palmares/AL. Fazia algum tempo que queríamos visitar esta cidade, onde se localiza o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, no local onde existiu o famoso quilombo de mesmo nome.
        Incrível como um local de tão grande importância histórico-cultural para nosso país seja tão pouco divulgado. Mesmo consultando o Google, achei pouquíssimas referências acerca das condições para visitação. Embora Lauro tenha verificado que o parque estaria fechado à visitação de grandes grupos, em função de reformas em andamento, mantivemos nossa programação.
        Como o roteiro de ida seria pela BR 101, marcamos nosso ponto de encontro no mesmo lugar da nossa viagem/encontro do dia 08/06/2013 (posto Pichilau, em frente à fábrica da Vitarella). Dos que confirmaram participação, apenas Antônio não compareceu, em virtude de uma longa jornada de trabalho na noite anterior. Fizeram-se presentes no ponto de partida eu (Marcos), Helenildo, Lauro e Marcos S. Partimos às 06:53h.

        Seguimos pela BR 101 (PE), e paramos às 07:24h, num posto Petrobrás, na cidade de Escada/PE, pois Marcos S achou que os pneus de sua moto estavam descalibrados. Demoramos pouco tempo e seguimos viagem, com parada para o café da manhã planejada para a cidade de Palmares/PE. Ao chegarmos em Palmares/PE, Helenildo resolveu inesperadamente parar numa loja de autopeças na beira da estrada, no que foi seguido por mim e por Marcos S. Lauro que seguia à frente de todos, passou direto e parou um pouco adiante, aguardando-nos. Helenildo informou que percebera que havia caído um dos parafusos de fixação do bagageiro e resolvera comprar e instalar um novo, para evitar problemas. Combinei que seguiria adiante com Lauro, e os aguardaríamos no local combinado para o café da manhã.
        Eu e Lauro chegamos ao restaurante Bom Sabor, às 08:10h, percorrendo 109 km desde nosso ponto de partida. Este restaurante fica num posto, localizado no cruzamento da BR 101 com a estrada que segue para Catende/PE. Pouco tempo depois Helenildo e Marcos S chegaram e pedimos nosso café. Tomamos nosso café num tempo relativamente curto (para nosso padrão habitual), pagamos a conta e às 08:57h partimos em direção a União dos Palmares/AL, sem mais paradas intermediárias previstas.

        Já comentei no post anterior, que a BR 101 é duplicada e está em boas condições até Palmares/PE. O trecho após Palmares/PE não é duplicado, e pela nossa experiência no ano anterior (retorno da viagem a Penedo/AL, ocorrida de 20 a 22/04/2012), sabíamos que além de ser em pista simples, estava em péssimo estado, especialmente no trecho de Palmares/PE até a divisa com Alagoas e no trecho inicial já em Alagoas. Infelizmente para nós, nada melhorou, e arrisco dizer que provavelmente piorou. Constatamos que além do trecho em péssimo estado já delimitado anteriormente, o trecho seguinte pode ser considerado apenas como “regular”, pois existem buracos com muita frequência. A situação só melhorou quando entramos na BR 104, a qual dá acesso a União dos Palmares/AL.
        Chegamos em União dos Palmares/AL às 10:40h, percorrendo 137 km desde a saída do local de nosso café da manhã. Como a maioria de nós não havia abastecido as motos desde Recife/PE, chegamos já na reserva, e o local de parada escolhido foi, para variar, um posto de combustíveis. Reabastecemos as motos e lá mesmo solicitamos informações sobre como chegar à Serra da Barriga, local onde fica o parque.


         Seguindo as orientações e cruzamos a cidade, atravessando um rio, já do outro lado da mesma. Perguntamos novamente a 02 rapazes que estavam brincando com aeromodelos à beira da estrada, os quais foram muito prestativos, confirmando o roteiro que deveríamos seguir. Como o trecho não era asfaltado, e as chuvas haviam sido muito intensas nos últimos dias, eles desaconselharam a ida das motos de Lauro e Marcos S (esportivas), pois não seriam adequadas ao terreno a ser enfrentado. Diante disto. Eles resolveram não arriscar, e ficaram de nos esperar num posto de combustíveis, perto de onde nos encontrávamos. Eu e Helenildo, como nossas trails, resolvemos pagar para ver.
         Não registrei quantos quilômetros percorremos nesse acesso à serra. Se não me falha a memória, as placas indicavam 09 km. Apenas no trecho inicial, ainda antes do início da subida da serra, nos deparamos com 02 grandes lamaçais, os quais, felizmente, superamos sem quedas. No resto do trajeto, havia apenas pequenos trechos de lama. Em alguns trechos, nas subidas, existia calçamento por paralelepípedos. Apesar da dificuldade de acesso para alguns tipos de veículos, a paisagem compensa. A vegetação natural está muito preservada na área da serra, proporcionando belos visuais. No trajeto, antes de chegarmos ao parque, passamos por uma cancela, mantida pela polícia militar. Fomos informados que o parque realmente estava em obras e se encontrava fechado. Informamos que havíamos vindo de longe, e que gostaríamos de visitá-lo, para o devido registro fotográfico. Nosso acesso foi liberado.


         Chegamos rapidamente à área do parque, o qual se encontrava praticamente deserto. Apenas 02 PMs se encontravam de guarda no local. Nos identificamos e tivemos acesso a toda a área do parque, onde fizemos algumas fotos. Tentamos entrar em contato com Lauro e Marcos S via celular, mas o sinal não era bom. Após algum tempo, iniciamos nossa volta. A volta também ocorreu sem incidentes (sem quedas!) e em pouco tempo nos encontramos com nossos amigos. Eles já haviam se entrosado com alguns locais, obtendo algumas informações úteis, tais como o melhor restaurante para almoçar, melhor época para visitar o parque, etc. Seguimos famintos, em direção à churrascaria Divina Gril, para o almoço.
         O restaurante era tudo de bom: confortável, bom atendimento, boa comida e ainda por cima, um bom preço! Durante o almoço, resolvemos voltar pela BR 104, via Caruaru/PE, pegando a BR 232 a partir daí até Recife/PE, tendo em vista o péssimo estado da BR 101, em Alagoas. Mesmo sendo um trajeto teoricamente mais longo, julgamos que tendo em vista o melhor estado da BR 104/BR 232, valeria a pena. Como eu digo sempre: “barriga cheia, pé na estrada”, saímos da churrascaria às 13:50h.


         Seguimos sem paradas, pela BR 104, até Caruaru/PE, onde pegamos a BR 232, parando apenas no Rei das Coxinhas, em Gravatá/PE, às 15:45h, percorrendo 177 km desde União dos Palmares/AL. Foi uma parada rápida, apenas para descanso e um lanche rápido. Saímos direto para Recife/PE (esqueci de registrar a hora).

         Passamos defronte ao posto Ypiranga (ex-Dislub), em Santo Aleixo, às 17:05h, percorrendo 56 km desde o Rei das Coxinhas. Para nossa surpresa, o percurso da volta acabou ficando mais curto que o da ida.
         Foi mais uma viagem muito interessante, conhecendo lugares, pessoas e estradas diferentes. Foram percorridos ao todo 479 km, sendo 246 km na ida e 233 km na volta. Eu (Marcos), Helenildo, Lauro e Marcos S computamos isto em nossas cotas quilométricas.
        Infelizmente, já no perímetro urbano de Recife/PE, quando eu já havia me separado dos demais, ocorreu um acidente com Marcos S. Segundo me informaram, um “elemento canino” com tendências suicidas, atravessou repentinamente a pista, justamente à frente da moto de nosso colega, que não teve tempo para desviar. Felizmente ele não teve ferimentos graves, graças aos equipamentos de segurança e sua moto teve apenas alguns arranhões. Desejamos contar brevemente com a presença de nosso colega nas viagens vindouras, plenamente recuperado.
        Seguem abaixo os links para o álbum de fotos e para os vídeos da viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário