quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

VIAGEM A JATAÚBA/PE (50º Aniversário do Presidente-23/11 a 24/11/2013)


Exibir mapa ampliado
       Depois de uma longa temporada, volto a atualizar os eventos de nosso moto grupo. Fizemos um breve recesso durante o mês de dezembro/2013, mas durante novembro/2013 estivemos plenamente operacionais. Como os eventos de novembro ocorreram na última semana do referido mês, e o mês de dezembro como sempre, é recheado de confraternizações, terminei por atrasar nossas postagens, mais que o normal. Deixemos de justificativas e vamos adiante.
        Em novembro tivemos o 50º aniversário de nosso presidente, o qual foi comemorado em sua cidade natal (Jataúba/PE). A festança foi marcada para 23/11/2013 e todos nosso associados foram convidados. Apenas eu (Marcos) e o conterrâneo Lauro confirmamos presença.
      Marcamos nosso ponto de encontro no lugar de sempre, quando pegamos a BR 232 (posto Ipiranga, em Santo Aleixo). Como geralmente ocorre, fui o primeiro a chegar lá, às 06:30h. Logo a seguir, sem demora, chegou Lauro. Partimos logo em seguida.
      Seguimos sem problemas pela BR 232, somente parando para o café da manhã num posto de combustível, logo após a cidade de Bezerros/PE, às 07:37h, percorrendo 91 Km desde nossa partida. Foi nossa primeira vez neste local, e aprovamos a comida. Não chega a ser a fartura do café da manhã do restaurante Galinha de Cabidela, em Gravatá/PE, mas o preço também é mais em conta.










      Saímos de lá às 08:30h, percorrendo a BR 232 até Caruaru/PE, onde pegamos a BR 104, até a entrada para a cidade de Santa Cruz do Capibaribe/PE, onde pegamos a PE 160. Chegamos em Jataúba/PE às 10:05h, percorrendo 125 km desde a partida do local de nosso café da manhã. Paramos num posto de combustível, logo na entrada da cidade, ligamos para Helenildo para saber o local da festa, e com as dicas dos frentistas, logo chegamos lá.


        Era um local bastante amplo, com uma frondosa algaroba sombreando algumas mesas, já ali instaladas, com um palco e um bar bem próximos. A festa ainda estava sendo preparada, mas encontramos lá nosso presidente Helenildo. Demos os parabéns a ele e pegamos informações acerca do dormitório que ele havia nos reservado. Seguimos até o local, facilmente localizável, pois no mesmo local funciona um mercadinho. As instalações eram simples, mas relativamente confortáveis, possuindo banheiro individual , TV e ar condicionado. Eu e Lauro ficamos cada qual em um apartamento. Após nos acomodarmos, eu segui sozinho para o local da festa e Lauro ficou de ir logo após.

   Embora a festa ainda não houvesse começado, como eu não tinha mesmo nada a fazer na cidade, fiquei logo por ali, sendo um dos primeiros a chegar. Lauro chegou pouco tempo depois e aos poucos, mais gente foi chegando, e a festa efetivamente começou. Música ao vivo, muita gente, comida farta, em resumo um festão. Ficamos numa mesa com alguns parentes e colegas de Helenildo, o que ainda nos rendeu um local para a guarda de nossas motos, pois um primo dele, dentro da tradicional hospitalidade interiorana, ofereceu-nos a garagem de sua casa.


      Os parabéns só aconteceram lá pelo final da tarde. Eu e Lauro ainda ficamos algum tempo na festa, após os parabéns, e seguimos com o primo de Helenildo até a casa dele, para guardar nossas motos, e de lá irmos ao dormitório. Já era noite, e o forró ainda iria continuar noite adentro, mas no dia seguinte, cedinho, tínhamos uma viagem de volta a cumprir. Eu sequer tinha fome para jantar, comprei algumas coisas no mercadinho e me recolhi ao meu quarto. Lauro ainda foi chamar-me para um lanche, mais tarde, mas declinei do convite.
        No dia seguinte, acordamos cedo, fomos buscar nossas motos (sem precisar acordar o dono da casa, que estava de saída quando chegamos), e recebemos a visita surpresa de um tio de Helenildo, que eu já conhecia e também estava na festa. Em mais uma demonstração da hospitalidade jataubense, ele passara para nos indicar um local para o nosso café da manhã. Seguimos com ele até o local, tomamos um farto café da manhã, e ele ainda não nos deixou pagar a conta! Nos despedimos dele e seguimos em direção a Recife/PE, desta feita seguindo pela PE 145, via Brejo da Madre de Deus/PE.


      Resolvemos fazer este trajeto na volta, primeiramente para não repetir o mesmo percurso da ida, e também para evitar a grande movimentação de veículos/pessoas em Santa Cruz do Capibaribe/PE e Toritama/PE (polos de confecções do estado), em função da proximidade das festa de fim de ano. Esta estrada é bem mais interessante que a que percorremos na ida, pois passa por uma área montanhosa, tem traçado mais sinuoso e é menos movimentada. Lauro teve a mesma avaliação que eu. Seguimos sem problemas até o povoado de Cachoeira Seca, já no entroncamento da estrada com a BR 104. Os moradores haviam fechado a estrada, queimando pneus. Graças às dicas de alguns moradores, conseguimos seguir por um desvio, dentro do próprio povoado, contornando o obstáculo. Pelo que pude aferir, a manifestação era para solicitar a instalação de lombadas, em decorrência de atropelamentos ocorridos.
     Chegamos às 09:05h ao posto Rancho Alegre (posto BR), logo após Caruaru/PE, percorrendo 102 km desde Jataúba/PE. Infelizmente não registrei nosso horário de partida.
       Demoramos apenas o necessário para reabastecer as motos, tirar água do joelho, uma água/cafezinho, e partimos às 09:27h. Paramos apenas defronte ao posto Ipiranga, local de nossa partida no dia anterior, onde chegamos às 10:30h, percorrendo 111 km desde o posto Rancho Alegre. A parada desta vez não foi nem registrada em foto, visto que éramos apenas dois.
       Eu e Lauro computamos 429 km em nossas quotas quilométricas e, mais importante de tudo, regressamos alegres com mais uma viagem motociclística, sem incidentes. Agrademos a atenciosa cordialidade e hospitalidade do povo jataubense, em especial os amigos citados neste relato.
        Seguem abaixo, links para o vídeo e o álbum de fotos completo da viagem.




Um comentário: