sábado, 30 de maio de 2015

EXPEDICION RUTA DE LOS ANDES 2015 - Parte I - NA REGIÃO NORDESTE (Dias 01 e 02)



DIA 01 - RECIFE/PE a SANTO ESTÊVÃO/BA (03/04/2015)

Nossa partida ocorreu no dia 03/04/2015, sexta-feira santa. Marcamos nosso encontro no local de sempre (posto Ipiranga, Santo Aleixo, BR 232). Muitos dos integrantes de nosso grupo foram prestigiar nossa partida:Amaro/Tânia, Humberto/Renata, Rogério/Carla, Antônio, Pedro Henrique e Itamar.


Com a chegada de todos os ruteiros (exceto Hélio), saimos em direção a Pombos/PE, para nos juntarmos a ele, o ruteiro que faltava. Seguimos sem problemas pela BR 232 até Pombos/PE. Paramos no posto de combustível que havíamos combinado e ele já estava por lá, acompanhado de vários colegas motociclistas. Eles juntaram-se à nossa caravana, que iria nos acompanhar até São Caetano/PE, onde todos pretendiam tomar o café da manhã, e os ruteiros seguiriam direto até Garanhuns/PE, nossa primeira parada programada. Para fins de registros quilométricos consideramos Pombos/PE como o marco zero de nossa expedição. Partimos todos às 07:07 h, continuando pela BR 232.

Infelizmente a churrascaria em São Caetano/PE estava fechada, provavelmente por conta da sexta-feira santa, e nossos colegas tiveram de tomar o café em outras paragens. Nós ruteiros seguimos direto até Garanhuns/PE, sendo saudados pelos companheiros, postados à margem da estrada.

Chegamos em Garanhuns/PE às 08:47 h, tendo percorrido 169 km neste trecho. Pegamos a BR 423 a partir de São Caetano/PE, estrada em pista simples, mas em excelentes condições. Demoramos apenas o tempo necessário ao reabastecimento das motos, descanso e hidratação dos pilotos e obviamente uma ida ao sanitário, e partimos às 09:21 h.



Continuamos seguindo pela BR 423 e chegamos em nossa próxima parada (Paulo Afonso/BA) às 11:24 h, percorrendo 211 km neste trecho. A estrada estava em boas condições em todo o trecho. A bem da verdade, nossa parada foi ainda no estado de Alagoas, num posto de combustível localizado no povoado Jardim Cordeiro, poucos kms antes da ponte que separa Alagoas da Bahia. Este posto já é nosso ponto de parada habitual, quando passamos por aquela região. Realizamos mais uma parada rápida e saimos ás 11:58 h.

Continuamos pela BR 423 até a ponte que separa os estados (AL/BA). Não resistimos e mais uma vez paramos para tirar fotos do belo cânion do rio São Francisco. Por sinal a parada para fotos é um padrão praticamente universal, entre os motoristas que por ali passam. Prosseguimos viagem, desta feita pela BR 110, que se inicia justamente logo após a referida ponte. Estrada também está em excelentes condições. Seguimos pela referida estrada até a cidade de Ribeira do Pombal/BA, onde pegamos a BR 410 e fizemos mais uma parada. Chegamos lá às 13:59 h, percorrendo 187 km neste trecho.
A parada desta vez foi a mais demorada de todas, pois ocorreram 02 incidentes: primeiro foi a verificação, pelos olhos treinados de Helenildo, que uma peça de minha moto (regulagem da tensão da corrente) havia se soltado, ficando pendurada. Na posição em que ela ficou havia a probabilidade dela se enroscar na coroa, causando provavelmente a queda da moto. Para minha sorte isto não ocorreu, e pudemos retira-la, sem prejuízo para a continuidade da viagem. O segundo incidente demandou mais perda de tempo, pois na hora de partirmos, Lauro verificou que havia perdido as chaves de sua moto. Mesmo estando de posse de uma cópia, ele insistiu em procurar pelas chaves originais. Somente após vencido pelo cansaço, e atendendo aos clamores dos demais, ele desistiu, e finalmente partimos. Nisso foram gastas quase uma hora e meia de parada, pois partimos somente ás 15:26 h.



Seguimos pela BR 410 até a cidade de Tucano/BA, onde pegamos a movimentada BR 116, famosa pelo tráfego de caminhões. Seguimos até Feira de Santana/BA, onde fizemos uma breve parada não programada.  Continuamos a viagem em direção a Santo Estevão/BA, já ao anoitecer. Chegamos em Santo Estevão/BA às 18:24 h, percorrendo 228 km neste trecho.

Percorremos ao todo 795 km (a partir de Pombos/PE), neste primeiro dia. Este trajeto era em sua maior parte conhecido por mim e Hélio, quando fizemos nossa viagem-teste a Feira de Santana/BA. Rapidamente localizamos o hotel que havíamos reservado (L M HOTEL), fizemos o check in e sem mais demora fomos em busca de um restaurante para jantarmos, pois estávamos todos famintos. Resolvemos não almorçar durante a viagem, para evitar o risco de sonolência. Como era a sexta-feira da paixão, o que pudemos encontrar foi um bar numa praça da cidade, e nosso jantar foram tira-gostos, ainda bem que regados por umas Heinekens geladas, pois afinal de contas merecíamos comemorar esse primeiro dia de viagem, e logo depois, dormir o sono dos justos.

QUILOMETRAGEM DO DIA: 795 KM.
QUILOMETRAGEM TOTAL: 795 KM.




DIA 02 - SANTO ESTÊVÃO/BA a BARREIRAS/BA (04/04/2015)

Demoramos muito para partir, somente saindo do hotel às 08:00h, após o café da manhã e o check out do hotel.

Seguimos pela BR 116, que se encontra em obras de duplicação, desde Feira de Santana/BA. Alguns trechos já estão duplicados, mas é necessária muita atenção, pois existem muitos desvios. Rodamos menos de 40 km e entramos numa nova estrada, a BR 242. Continuamos por ela, que também está em boa condições até Itaberaba/BA, nossa primeira parada programada para este dia. Chegamos às 09:20 h, percorrendo 129 km neste trecho. Causou-me uma surpresa positiva, a excelente estrutura do posto (POSTO STA. HELENA) em que paramos. Fizemos uma parada rápida, e partimos às 09:58 h, continuando pela BR 242, em direção a Seabra/BA.



Neste trecho, passamos pelas paisagens deslumbrantes da Chapada Diamantina. Mais uma vez nos rendemos à beleza do lugar, e paramos para tirarmos algumas fotos. Restou a convicção que este com certeza, é lugar que valerá a pena visitarmos, em outra oportunidade. Retomamos a viagem em direção a Seabra/BA, nossa próxima para programada, onde chegamos ás 12:22 h, percorrendo 193 km neste trecho. A parada mais uma vez foi breve, e partimos às 13:08 h, continuando pela BR 242, em direção a Ibotirama/BA.



Chegamos em Ibotirama/BA às 15:02 h, percorrendo 196 km neste trecho. desta vez a parada foi um pouco mais demorada. Partimos de lá às 15:58 h, ainda pela BR 242, em direção ao nosso destino final deste dia - Barreiras/BA. 

Neste trecho final fomos parados pela PRF pela primeira vez, o que nos custou alguns minutos, pois a documentação de todos foi checada e ainda fizemos o teste do bafômetro. Rolou ainda, claro, uma conversa sobre a viagem, sobre as motos, etc. Após sermos liberados, continuamos nossa viagem. Fizemos ainda uma rápida parada não programada, uns 40 km antes de Barreiras/BA. Chegamos em Barreiras/BA já noite escura, aproximadamente às 19:00 h, percorrendo 213 km neste trecho.



Percorremos ao todo, neste segundo dia, 731 km.

Não tivemos dificuldade em localizar o hotel que havíamos reservado (HOTEL BOUGAINVILLE). Fizemos nosso check in, nos acomodamos no hotel e um pouco depois saimos para jantar. Desta vez acertamos em cheio, fomos a um excelente restaurante, onde saboreamos um bode assado ao alho. Pena que, distraídos e empolgados por mais um dia de viagem, acabamos pagando um valor maior que o devido na conta, tudo por conta de um erro de divisão de Hélio. Só notamos quando estávamos chegando no hotel (na verdade foi Lauro que percebeu), e então resolvemos apenas rir do episódio, ficando acertado que a divisão das contas não mais ficaria a cargo do nosso "matemático" Hélio.

Os confiitos de opinião começaram a surgir, como esperado num convívio entre pessoas. A questão era se devíamos ou não partir mais cedo, dispensando o café da manhã do hotel, para chegarmos mais cedo em nosso destino. No final o consenso foi conseguido, e o grupo permaneceu unido. Como citado anteriormente, o inconveniente deste dia foi o atraso na nossa saída de Santo Estêvão/BA,

QUILOMETRAGEM DO DIA:    731 KM.
QUILOMETRAGEM TOTAL: 1.526 KM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário