terça-feira, 9 de junho de 2015

EXPEDICION RUTA DE LOS ANDES 2015 - Parte II - CHEGANDO AO CENTRO-OESTE (Dias 03 e 04)



DIA 03 - BARREIRAS/BA a BRASÍLIA/DF (05/04/2015)


Neste dia saimos um pouco mais cedo, às 07:22 h, logo após o café da manhã. Como a quilometragem prevista para o dia era bem menor que a dos dias anteriores, prevíamos que a chegada ocorreria num horário mais cedo.


Neste dia, três ocorrências provocaram um atraso não programado em nossa chegada em Brasília/DF. Estas serão reportadas ao longo do texto.

Saímos de Barreiras/BA pela BR 242, até a cidade de Luiz Eduardo Magalhães/BA, de onde pegamos a BR 020. Uma chuva insistente nos acompanhou até pouco depois de pegarmos a BR 020. A nossa primeira parada programada era na cidade de Roda Velha/BA.
Neste primeiro trecho eu cometi um erro primário, e troquei a quilometragem de nossa primeira parada para reabastecimento com a quilometragem da parada do segundo trecho. Por conta disso passamos do ponto previsto (Roda Velha/BA), e nos vimos no meio do cerrado baiano, onde existem poucos postos de combustíveis. Rodamos sob tensão por longos 265 km, até chegarmos ao abençoado posto São Pedro, já no município de Correntina/BA, às 10:27 h. Além do longo tempo de pilotagem, todas as motos correram risco de pane seca. A minha BMW G 650 GS Sertão chegou com menos de 01 litro no tanque.


Fizemos uma parada demorada, de quase 01 hora, e partimos de lá às 11:21 h. Neste nosso segundo trecho, a chuva voltou com relativa intensidade, obrigando-nos a perder tempo vestindo os abrigos de chuva. Pode parecer algo trivial, mas lembro-lhes que vestimos os abrigos por cima de nossas jaquetas e calças de motociclistas, o que dificulta um pouco as coisas. Continuamos seguindo pela BR 020 até a cidade de Simolândia/GO. Adentramos assim, pela primeira vez na história de nosso grupo, no Centro-Oeste brasileiro. Chegamos às 12:58 h, tendo percorrido 123 km neste trecho. Esta parada foi mais vez demorada, também de quase 01 hora. Saímos de lá às 13:53 h, com destino a Formosa/GO.

Continuamos pela BR 020  e chegamos em Formosa/GO às 16:02 h, percorrendo 176 km neste trecho. Formosa é a última cidade de Goiás, antes de entrarmos no Distrito Federal. Fica a aproximadamente 80 km de Brasília/DF. Neste trecho final, fui relapso e não anotei nosso horário de partida de Formosa/GO. Tivemos um grande contratempo neste trecho. Como era um domingo pós-feriadão da semana santa, o acesso para Brasília/DF estava super congestionado, com trânsito muito lento e engarrafado. Some-se a isso alguns "atalhos" indicados pelo GPs de Hélio, e tivemos um grande atraso até chegarmos em Brasília/DF. Ao chegarmos ao plano piloto, encharcados e perdidos, resolvi ligar para meu irmão, para que ele servisse de guia para nós, até sua casa. Tivemos inicialmente de combinar um local de encontro, no Eixo Monumental, ao qual chegamos, graças às informações que solicitamos num posto de combustível, ao reabastecer as motos. Paramos no setor hoteleiro, defronte a uma fonte luminosa e liguei novamente para ele vir nos resgatar. Pouco tempo depois ele chegou, e fomos seguindo seu carro até sua casa.


Meu irmão Márcio havia gentilmente disponibilizado sua casa, para o pernoite de todos nós. Fomos muito bem recebido por ele e minha cunhada Silvania. Pudemos dormir muito bem acomodados e alimentados, para enfrentar mais uma jornada no dia seguinte, rumo a Barra do Garças/MT.

Deixo aqui um agradecimento especial a este simpático casal, em meu nome e dos demais ruteiros.

QUILOMETRAGEM DO DIA:    644 KM.
QUILOMETRAGEM TOTAL:  2.170 KM.




DIA 04 - BRASÍLIA/DF a BARRA DO GARÇAS/MT (06/04/2015)


Saímos da casa de meu irmão Márcio as 07:30 h. Mais um vez fomos ajudados por ele, que nos escoltou até a saída, na BR 070. Somente após quase 01 hora no caótico trânsito de Brasília/DF, conseguimos chegar à BR 070 e efetivamente retomar nossa viagem.


Nosso planejamento para este trecho previa apenas 02 paradas intermediárias, em Cocalzinho de Goiás/GO e Goiás Velho/GO. A quilometragem prevista para este dia (538 km) também era bem menor que a dos dois dias iniciais e tudo indicava que chegaríamos bem cedo em nosso destino final, Barra do Garças/MT. Eis que no meio do caminho não tinha uma pedra, mas também não tinha uma estrada...

Seguimos pela BR 070 até a cidade de Cocalzinho de Goiás/GO, onde chegamos às 09:31 h, percorrendo 134 km neste trecho. Até aqui tudo estava de acordo com o planejado. Estranhamos o fato da BR 070 parecer terminar naquela cidade, enquanto no mapa do Google Maps, ela prossegue adiante, em direção à Barra do Garças/MT. Não registrei nosso horário de partida de Cocalzinho de Goiás/GO.

Seguimos pela BR 414, que intercepta transversalmente a BR 070 na cidade de Cocalzinho de Goiás/GO, no sentido sudoeste. Ainda na área urbana da cidade, pedimos informações a um caminhoneiro, que estava parado à beira da estrada. Ele nos informou que realmente a BR 070 prosseguia adiante, porém era um estrada de terra, em péssimas condições. Aconselhou-nos a prosseguir pela BR 414, entrando  para Pirenópolis/GO pela rodovia estadual GO-431, e de lá deveríamos pegar a BR 153 (Belém-Brasília), até reencontrarmos a BR 070.

Tentamos seguir as orientações do caminhoneiro, mas ao chegarmos em Pirenópolis/GO, Helenildo segui a indicação do seu GPS e acabamos seguindo em direção a Goianésia/GO, por outra rodovia estadual (GO-338). Após rodarmos um bom tempo chegamos a um povoado onde pedimos informações. Fomos informados que estávamos na direção errada e só tínhamos duas opções: voltar até a Pirenópolis/GO e de lá alcançar a BR 153, ou entrar na BR 070, que intercepta a GO-338, seguindo direto por ela, retornando apenas alguns poucos km. Voltamos até a intercessão com a BR 070, mas verificamos que ela era quase que apenas uma trilha, sem nenhuma sinalização. Resolvemos seguir pelo asfalto até Pirenópolis/GO e seguir o roteiro indicado pelo caminhoneiro. Nisso tudo rodamos de 60 a 70 km "extras". Voltamos até Pirenópolis/GO e de lá chegamos na BR 153. Paramos rapidamente no primeiro restaurante que encontramos na BR 153, para descansar e nos hidratarmos.

Pegamos novas informações e seguimos pela BR 153 até a cidade de Jaraguá/GO, onde pegamos a GO-427, em direção a Itaguaru/GO. Depois de tantas idas e vindas, resolvemos parar nesta cidade, onde chegamos às 13:30 h, rodando ao todo 217 km neste trecho. Reabastecemos as motos, comemos e descansamos. Saímos de lá às 14:22 h, tendo como próximo destino a cidade de Jussara/GO.

Seguimos em mais uma estrada estadual, a GO-154, até a cidade de Itaguari/GO, onde finalmente reencontramos a BR 070, devidamente asfaltada e transitável. Mais uma vez, por falha minha, não registrei o horário de chegada em Jussara/GO, apenas a quilometragem deste trecho - 175 km. Partimos de lá pontualmente às 17:00 h.

Prosseguimos pela BR 070 até Barra do Garças/MT, onde chegamos às 18:39 h, percorrendo 163 km neste trecho. A cidade fica logo após a divisa GO/MT, defronte à cidade de Aragarças/GO, acessível logo após cruzarmos o rio Araguaia. Aliás a cidade tem esse nome porque fica justamente no encontro do rio das Garças com o rio Araguaia, do qual ele é afluente. Neste dia rodamos bem mais que o que havíamos planejado (538 km), em função da volta que tivemos que fazer, por conta da interrupção da BR 070 e do nosso erro de "navegação". Veja os totais no final deste post.

Encontramos facilmente o hotel que havíamos reservado, o TAWFIQ'S PALACE HOTEL. Após nos acomodarmos e tomarmos um bom banho, fomos jantar num espetinho próximo ao hotel, que nos foi muito bem recomendado pelos nativos. Depois, uma boa noite de sono, para encarar mais alguns kms no dia seguinte.


QUILOMETRAGEM DO DIA:    689 KM.
QUILOMETRAGEM TOTAL:  2.859 KM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário