sábado, 23 de dezembro de 2017

VIAGEM A CALDAS DO JORRO/BA (12/11 a 14/11/2016)



Segue o relato de mais uma de nossa viagens. Sei que houve um longo hiato entre a realização da mesma e a publicação deste post, por motivo de minhas outras atividades. Doravante tentarei manter a postagem mais próxima à data de ocorrência das viagens.

Depois da nossa viagem à Serra da Ibiapaba/CE, o segundo semestre de 2016 não poderia passar em branco. Eu fiz um upgrade motociclístico (troquei a velha companheira BMW GS650 Sertão por uma BMW GS800 Adventure), e ansiava por uma Viagem (assim mesmo, com "v" maiúsculo) para testa-la.

Eu (Marcos), Hélio e um colega dele (Bráulio, não pertencente ao Conterrâneos do Asfalto) resolvemos aproveitar o feriado de 15/11/2016, enforcar a segunda-feira (14/11/2016), para visitar o balneário de Caldas do Jorro/BA.

Parti de Recife/PE, no dia 12/11/2016, às 05:57 h, logo após o abastecimento da moto e calibragem dos pneus, rumo à cidade de Pombos/PE, ponto de encontro/partida de nossa viagem. Cheguei antes das 07:00 h, em horário não registrado por mim. Foram 62 km de percurso. Hélio já estava no local. Ficamos aguardando a chegada de Bráulio para iniciar a viagem. Ele não tardou em chegar, de forma que às 07:17 h partimos com destino à nossa primeira parada programada:Garanhuns/PE. Seguimos pela BR 232 até São Caetano/PE, onde pegamos a BR 423, até Garanhuns/PE. Chegamos às 09:18 h, percorrendo 163 km neste trecho inicial.


Parada em Garanhuns/PE

Após uma breve pausa partimos às 09:40 h para o segundo trecho de nossa viagem, com próxima parada programada para Paulo Afonso/BA. Continuamos pela BR 423. O trecho da BR de Garanhuns/PE até a divisa PE/AL apresentava pavimento precário e buracos, alguns de tamanho significativo. Da divisa em diante a pista voltou a ficar em bom estado. Chama a atenção dos viajantes, neste trecho, o grande parque eólico existente na altura de Saloá/PE, alguns quilômetros após Garanhuns/PE. Paramos um pouco antes da divisa AL/BA, num posto da bandeira Federal, no povoado Cordeiro, às 11:43 h, percorrendo 200 km neste segundo trecho. Desta vez, devido ao calor intenso, fizemos uma parada mais demorada, para nossa hidratação. Não abastecemos as motos, pois o posto estava sem combustível...


Parada no posto, povoado Cordeiro, próximo a Paulo Afonso/BA

Partimos às 12:31 h, seguindo em direção a Paulo Afonso/BA, deixando a BR 423 e pegando a BR 110. Seguimos até um grande posto, muito bem estruturado, já próximo da cidade de Jeremoabo/BA. Não marquei a hora nem a quilometragem desse trecho, mas conforme consulta no Google Maps, rodamos mais de 80 quilômetros. Rodar desde de Garanhuns/PE até Jeremoabo/PE, sem reabastecer, seria praticamente impossível, com minha antiga GS 650 Sertão..

Partimos para o trecho final de nossa viagem às 14:19 h. Continuamos na BR 110 até a cidade de Ribeira do Pombal/BA, onde pegamos a BR 110 em direção da cidade de Tucano/BA, município ao qual Caldas do Jorro pertence. Chegamos em Caldas do Jorro já no final da tarde. Nos perdemos, já próximos de lá, pois nosso colega Bráulio, apesar de já conhecer o lugar, de outras viagens, confundiu-se com a estrada que deveríamos pegar, para chegarmos ao nosso destino. Por fim chegamos ao local de nosso pouso, o Caldas Palace Hotel. Percorremos 232 km desde nossa saída do posto Federal, no Povoado Cordeiro, proximidades de Paulo Afonso/BA. Depois disso, um bom banho, um bom jantar, umas cervejas e uma boa noite de sono!

Na manhã seguinte, 13/11/2016, ficamos no hotel. O Caldas Palace possui uma boa área de lazer, com piscinas, quiosques e bares. As instalações são antigas, mas estão em bom estado de conservação. 


Caldas Palace Hotel, área de lazer I
Caldas Palace Hotel, área de lazer II

Caldas do Jorro é uma grande atração turística, possuindo uma boa estrutura de hotéis Por ser um "feriadão", a principal atração da cidade - uma grande bica com águas termais, localizada no meio de uma grande praça da cidade, rodeada por vários bares, estava uma verdadeira muvuca. Embora sejam várias bicas, havia grandes filas para usufrui-las. Apenas passamos pelo local, declinando do banho e seguimos para nosso almoço.




Além das bicas na praça, existe um local chamado Parque das Águas. Fica próximo da praça das bicas. É um local com área de estacionamento para vários ônibus, com piscinas, bares, campos de futebol, bicas ao ar livre e bicas em área fechada, com separação entre homens e mulheres, por razões óbvias. Também não adentramos neste espaço, nos limitando a olhar/fotografar, na volta para nosso hotel.

Somente saimos novamente do hotel, na hora do jantar. Desta vez, logo após nossa refeição, o corajoso Hélio resolveu experimentar o tão afamado banho termal de Caldas do Jorro. Por ser à noite, a fila para o banho estava menos concorrida. Eu registrei este momento, num vídeo que está inserido no álbum de fotos desta viagem (vide link no fim do post).

A idéia inicial era voltarmos apenas no dia 15/11, mas como achamos que já tínhamos conhecido tudo, resolvemos antecipar nossa volta para o dia 14/11. Dessa vez fizemos a volta pelo mesmo percurso da ida. 

Partimos logo após nosso café da manhã, às 06:57 h. Fizemos inicialmente um trecho inicial bem mais longo, parando apenas no posto Maria Bode, BR 423, na entrada para Delmiro Gouveia/AL, às 09:32 h, percorrendo 238 km. Saímos às 10:05 h, seguindo até a Lajedo/PE, onde chegamos às 12:30 h, percorrendo 211 km. Após essa segunda parada, seguimos por mais 07 km, parando num restaurante à beira da BR 423, chamado Chalé do Bode, para o almoço. Saímos para o trecho final após o almoço, aproximadamente ás 14:15 h. Seguimos juntos até perto de Gravatá/PE, onde Hélio e Bráulio pararam para fazer compras de carnes de caprinos/ovinos, conforme já havíamos combinado no intervalo do almoço. Eu prossegui sozinho até Recife/PE. Passei defronte ao Posto Ipiranga, em Santo Aleixo, BR 232 (ponto de partida tradicional, para boa parte de nossas viagens) às 16:08 h, com o hodômetro registrando 165 km percorridos. Resolvi considerar ali o ponto final de nossa viagem, embora não tenha parado, seguindo direto até minha casa.

Foram 1.209 km de estradas, na companhia de meus dois valorosos companheiros, conhecendo um pouco mais deste nosso Nordeste, com a graça de voltarmos sãos e salvos.

Segue abaixo o link para o álbum de fotos/vídeo de nossa viagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário