domingo, 2 de abril de 2017

VIAGEM À SERRA DA IBIAPIABA/CE (20/04 a 25/04/2016) Parte III - A VOLTA




Olá prezados leitores. Finalmente venho aqui concluir nossa jornada pelo sertão nordestino.  
  
Como procuramos fazer, sempre que possível, um caminho diferente na ida e na volta de nossas viagens, eu e Pedro decidimos voltar pelo interior, atravessando o sertão do CE, um pedacinho do RN, o sertão/agreste/mata da PB e o litoral de João Pessoa/PB a Recife/PE. Fizemos esse trajeto em 02 dias: 24/04 e 25/04/2016. Infelizmente, por culpa deste que lhes escreve, foram escassos os registros fotográficos.

Como já foi dito, iniciamos o retorno para nossas casas no dia 24/04/2016. Saímos de Viçosa do Ceará/CE além do horário programado, às 08:35 h, efetuando apenas uma pequena parada em Tianguá/CE, para reabastecimento das motos. Seguimos praticamente sem paradas (exceto aquelas para solicitação de informações/confirmação de rota), percorrendo a BR 222 até a cidade de Forquilha/CE, onde pegamos a CE 362 e depois a CE 257, até Canindé/CE. Chegamos às 11:54 h, percorrendo 282 km nesta primeira perna da viagem. Paramos o tempo necessário para o reabastecimento das motos e dos pilotos.



Partimos de Canindé/CE às 12:35 h. Nossa próxima parada prevista era a cidade de Banabuiu/CE. Seguimos desta feita, inicialmente pela BR 020, pegando depois a CE 456 até Quixadá/CE. De lá seguimos pela BR 122 até Banabuiu/CE, onde chegamos às 14:37 h, percorrendo 165 km nesta segunda etapa. Novamente efetuamos uma parada para reabastecimento de todos, motos e pilotos.


Partimos de Banabuiu/CE às 15:00 h, para concluir o trecho final previsto para o 1º dia de nossa  volta, tendo como destino final Pau dos Ferros/RN. Até então, não teci nenhum comentário acerca das estradas que percorremos. Apesar de rodarmos  em estradas interioranas, boa parte delas estaduais, elas estavam num estado de regular a bom. A exceção ficou justamente para a parte final deste último trecho da viagem. Continuamos pela BR 122, pegando a BR 226 logo depois de Solonópole/CE, seguindo por ela até Pau dos Ferros/RN. Essa BR compartilha um trecho com  BR 116, a partir de Jaguaribe/CE, retomando seu curso próprio alguns Kms adiante, em direção ao RN. Nesse trecho a estrada estava em condições precárias, e boa parte do trecho era em terreno de serra, com muitas curvas e buracos. Para completar, acabamos passando por São Miguel/RN, para depois seguirmos para Pau dos Ferros/RN. Isso alongou nosso trajeto, pois havia traçado o roteiro seguindo de Pereiro/CE para Ererê/CE, e de lá para Pau dos Ferros/RN. Embora isso tenha nos custado alguns kms a mais, acabou sendo positivo, pois somente depois fiquei sabendo que o roteiro planejado antes, tinha o trecho final (Ererê/CE a Pau dos Ferros/RN) em estrada não asfaltada. Chegamos em pau dos Ferros/RN por volta das 18:00 h, já escurecendo, percorrendo 230 km. Percebi que estava com o farol baixo de minha moto queimado. Conseguimos pouso no excelente Hertz Center Hotel, e após um bom jantar, tivemos uma noite de sono restauradora.

Percorremos ao todo 677 kms neste primeiro dia deste retorno.

Na manhã seguinte, 25/04/2016, partimos de Pau dos Ferros/RN, logo após nosso café da manhã, às 08:20 h. Por sugestão de Pedro, alterei a parte inicial de nesse percurso nesse dia. Ele verificou que o trajeto até Patos/PB seria menor se entrássemos logo na PB, ao invés de continuarmos pelo RN até Caicó/RN, chegando á BR 230 pela cidade de Santa Luzia/PB. O fato é que acabamos nos perdendo, pois rodamos por rodovias estaduais do RN e PB, com  sinalização precária, e calculo que tenhamos rodado uns 40 km a mais. Resumindo, acabamos rodando quase a mesma coisa que o caminho mais longo, e já conhecido por mim...Mas afinal alcançamos a BR 230, pouco antes da cidade de Pombal/PB. Continuamos até Patos/PB, objetivo de nosso primeiro trecho do dia. Chegamos às 11:19 h, percorrendo 223 km. Efetuamos os procedimentos rotineiros em cada parada (abastecimento, banheiros, etc).



Partimos às 11:53 h, continuando pela excelente BR 230 (padrão corriqueiro na maioria das estradas paraibanas), com próxima parada prevista em Campina Grande/PB. Chegamos às 13:42, percorrendo 172 km neste trecho.

Fizemos um stop super rápido, e às 14:09 h partimos para o trecho final da viagem, com destino a João Pessoa/PB para Pedro e Recife/PE para mim. Fizemos nossas despedidas lá mesmo no posto em Campina Grande/PB, pois seguiríamos direto até nossas casas. Seguimos juntos por 142 km, quando nos separamos, já em João Pessoa/PB, na BR 101. Continuei pela BR 101 até minha casa, onde cheguei ás 17:10 h, percorrendo 255 km neste último trecho.

Percurso final deste segundo (e último) dia da viagem de volta, até Recife/PE = 650 kms.

Resumo final da viagem: 06 dias de duração (02 dias de viagem de ida, 02 dias de estadia e 02 dias da viagem de volta) e 2.522 kms percorridos. Segue abaixo o link para o acesso ao álbum completo da viagem e o depoimento de Pedro Henrique, sobre a viagem.

Concluímos assim mais uma magnífica viagem, com a graça de voltarmos felizes e saudáveis para nossas famílias. Que maravilha poder viajar de moto! Se você experimentar, não vai largar. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário