domingo, 5 de fevereiro de 2017

VIAGEM À SERRA DA IBIAPIABA/CE (20/04 a 25/04/2016) Parte II - A ESTADIA





Ficamos muito bem acomodados na bela casa dos pais de Pedro Henrique. Como eles não estavam por lá, tínhamos a casa toda à nossa disposição.

Após dois dias de estrada, nosso planejamento era ficarmos 02 dias na região, explorando os atrativos turísticos e visitando alguns parentes. Tanto Pedro Henrique como eu temos parentes por lá. Como teríamos 02 dias, o primeiro dia seria destinado aos passeios pelos atrativos turísticos e o outro para a visita aos parentes.

Ao acordarmos na manhã do dia seguinte, 22/04/2016, fomos bridados com um fenômeno climático comum na região: um nevoeiro muito espesso, daqueles que os velhos marujos dizem que podem ser cortados à faca. A visibilidade não ia além de poucos metros e a temperatura também havia baixado bastante. Um certo ar "europeu" no interior do Ceará.


Como o dia foi avançando hora a hora, e as condições climáticas não se alteraram, nossos planos de passeios turísticos foram por água abaixo. Deixamos as motos na garagem e passeamos a pé pela cidade.


Aproveitamos o passeio e tomamos o café da manhã numa padaria de primeiro nível, que não fica nada a dever às que existem nas grandes capitais do país, a Pão da Vida. O cardápio variado, o bom atendimento e o sabor da comida nos cativaram. Voltamos mais tarde, com o clima ainda fechado, para almoçar nesse mesmo estabelecimento.

No fim da tarde, Márcio, primo de Pedro Henrique que já havia nos recepcionado no dia anterior, passou de carro para no pegar, e dar uma volta maior pela cidade. Entre os locais visitados, paramos na Casa dos Licores. É um local muito visitado, pela variedade de licores que a família produz. Eu a havia visitado 20 anos antes, quando o patriarca da família ainda estava vivo. Os negócios estão sendo tocados pelas filhas dele, uma das quais nos recebeu muito hospitaleira. Após algumas provas nos diversos tipos de licores, acabei comprando 03 garrafas para levar para casa.


Terminamos a noite na Padaria e Confeitaria Pão da Vida, jantando, e logo após assistindo um belíssimo show de música e fonte luminosa, na praça logo em frente. Um belo espetáculo. Merece os parabéns a prefeitura municipal, pelo zelo e cuidado com turismo na cidade.


No dia seguinte, 23/04/2016,  o tempo abriu novamente. Podíamos cumprir o planejado para o 2º dia, visitar nossos parentes. Após o café da manhã, seguimos cada um para um lado. Pedro Henrique foi para um povoado próximo a Viçosa do Ceará/CE e eu segui em direção a Ubajara/CE, cidade da famosa gruta e seu teleférico, mas meu destino era o sítio Moitinga, lugar de moradia de meu tio Vicente e sua família.

A Serra da Ibiapaba possui 05 municípios, todos próximos um dos outros. Viçosa do Ceará/CE fica ao norte da BR 222 e todos os demais ficam ao sul da referida BR (Tianguá, Ubajara, Ibiapina e São Benedito).

Munido de instruções que me foram repassadas por minha prima Vitória (que eu nem conhecia pessoalmente ainda), segui até Ubajara/CE. Lá contratei um moto-taxista, para levar-me até o sítio Moitinga. Graças a ele cheguei à casa do meu tio. Sozinho eu não conseguiria. Passei o dia com meus parentes, com muita prosa e almocei com eles. Meu tio sempre foi uma pessoa de boa conversa, de muitas históricas para contar. Voltei à Viçosa do Ceará/CE à tarde.


Mais tarde tivemos uma jantar de despedida da cidade, e fomos dormir cedo. No dia seguinte iniciaríamos 02 dias de estrada pela frente, em caminho diferente do da nossa ida, atravessando o interior cearense, potiguar e paraibano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário