domingo, 4 de dezembro de 2016

VIAGEM À SERRA DA IBIAPIABA/CE (20/04 a 25/04/2016) Parte I - VIAGEM DE IDA

O marasmo dominou nosso moto grupo, meus leitores. Vocês perceberam pela diminuição na frequência de atualização de nosso blog. Depois de nossa grande viagem pela América do Sul, nosso grupo se acomodou. Mas nos meses deste segundo semestre de 2016, novos ventos sopraram. Troquei de moto (assim como muitos dos nossos integrantes), ampliei meus contatos, conhecendo outros motociclistas, e novas oportunidades de viagens surgiram. Prevejo muitas viagens no ano de 2017. Até lá, retomarei minha missão de documentar e mostrar os lugares que visitamos. Retomarei os trabalhos com o relato da única viagem que efetivamente fizemos no 1º semestre de 2016. Vou mostrá-la em 03 posts, para que a leitura não fique cansativa. Neste post inicial relatarei a viagem de ida, ocorrida nos dias 20 e 21/04/2016.

Eu (Marcos) e Pedro Henrique fomos à Serra da Ibiapaba, no Ceará. Para quem não conhece, é uma chapada que faz a divisa entre os estados do CE/PI, que possui um micro clima peculiar, devido à sua altitude, contrastando com o clima seco do sertão que se esparrama aos seus pés.

O curioso é que essa viagem quase não ocorreu. Muito havia sido planejado, mas na hora do vamos ver, os candidatos a viajante haviam desistido, ao longo dos meses iniciais de 2016. Eu pretendia reservar 10 dias de minhas férias, para circular pela região e suas vizinhanças. De lá o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses ficam relativamente próximos. Com a falência do projeto, desisti.

Um belo dia, o qual não me recordo a data especificamente, Pedro Henrique me ligou, convidando-me para fazer a viagem, em escala menor, indo apenas até a referida serra. Não tínhamos férias marcadas, mas com alguns feriados e folgas negociadas com nossos chefes, conseguimos ao todo, 06 dias: 02 dias de viagem para chegar em Viçosa do Ceará/CE (que fica na Serra da Ibiapaba), 02 dias de permanência e passeios pela região e 02 dias de viagem para voltarmos. Para mim foi o mesmo que juntar a fome com a vontade de comer!

Eu e Pedro Henrique combinamos que a ida seria pelas estradas que são mais próximas ao litoral (BRs 101, 304 e 222) e a volta pelo interior, para conhecermos novos caminhos.

No dia 20/04/2016, parti de Recife/PE, em viagem solo até João Pessoa/PB, pela BR 101, às 06:35 h. Cheguei ao ponto de encontro (posto Shell, 1º na estrada que circunda a capital paraibana) às 07:54 h, percorrendo 114 km neste trecho inicial. Pedro ainda não havia chegado e fiquei esperando-o por algum tempo. Logo que ele chegou, reiniciamos nossa viagem. Partimos do referido posto, às 08:20 h, com parada projetada para os arredores de Natal/RN.

Continuamos nosso trajeto pela BR 101, sem ocorrências, exceto uma chuva ocasional já no RN. Chegando na entrada para Natal/RN, viramos em direção a Mossoró/RN, agora pela BR 304, rodando alguns Kms por ela, parando num posto BR às margens da mesma, no município de Macaíba/RN. Chegamos às 10:04 h, percorrendo 170 km neste trecho. Reabastecemos as motos, esticamos as pernas e arriscamos um pastel como rápido lanche. Saímos de lá às 10:40 h, reiniciando nossa viagem, com parada prevista em Açu/RN.

Continuamos pela BR 104, desta feita em pista simples, sem nenhum incidente. Paramos num posto BR à beira da estrada em Açu/RN às 12:43 h, percorrendo redondos 200 km neste trecho. Partimos de lá às 13:30 h, para o trecho final programado para o dia, até Canoa Quebrada, em Aracati/CE, belo local de nosso pernoite.

Continuamos ainda pela BR 304, sem incidentes até Mossoró/RN. No trecho entre Mossoró/RN e Canoa Quebrada, senti aos poucos a moto oscilar, e de imediato reduzi a velocidade e parei no acostamento. Verifiquei que o pneu traseiro havia baixado. Pedro vinha logo atrás e parou para me auxiliar. Inicialmente utilizei uma daquelas latas de “conserto de pneu”, de marca genérica (xing ling), que não funcionou. Por sorte Pedro tenha uma outra, de grife (Motul), que funcionou, injetando a espuma no pneu e dando-lhe certa calibragem. Resolvemos seguir devagar, enquanto fosse possível, tentando encontrar um borracheiro. Rodamos alguns quilômetros e logo a moto voltou a ficar instável. Parei no acostamento, já pensando na trabalheira em ter de desmontar a roda traseira, em pleno fim de tarde. Por sorte Pedro me indicou que existia um borracheiro a poucos metros de distância, que eu não havia percebido. Seguimos até lá e fomos muito bem atendidos. A câmara de ar ainda era a original, com mais de 34.000 km rodados e provavelmente, rasgou-se por desgaste natural. Não havia prego no pneu. Como eu havia trazido uma câmara ar nova, de reserva, o problema foi resolvido. Mesmo assim mandei consertar a antiga, para o caso de alguma necessidade futura. Com tudo isso, somente chegamos à nossa pousada em Canoa Quebrada, por volta das 17:00 h, depois de perambular em várias lojas e revendas de moto de Aracati/CE, em busca de latas de reparo de pneu, não obtendo sucesso, tendo percorrido 180 km neste trecho final.

Uma vez alojados, meu disposto parceiro de viagem saiu para ver o por de sol na praia, enquanto eu preferi relaxar, após algumas loiras geladas e um bom banho. Percorremos 664 km neste primeiro dia, festejado com um jantar numa churrascaria (argentina), à beira da praia.

Na manhã do dia seguinte (21/04/2016), após um bom café da manhã, partimos de Canoa Quebrada, parando num posto para reabastecimento. Lá encontramos um casal, cada qual com seu triciclo, que também estavam percorrendo o NE brasileiro. Saímos do posto às 09:10 h, retomando nossa viagem. Optamos por seguir pela BR 304 e depois pela BR 116, em detrimento da rodovia estadual CE 040, mesmo com um percurso aumentado em uns 20 km, em função do feriadão e da grande quantidade de radares existentes nessa rodovia. Seguimos sem incidentes pelas BR 304 e depois pela BR 116. Pegamos o anel viário que contorna Fortaleza/CE, com tráfego muito intenso, parando num posto Shell, já em seu trecho final, próximo à BR 222. Chegamos às 11:10 h, percorrendo 182 km neste trecho. Fizemos uma breve parada, saindo às 11:33 h.

Seguimos pela BR 222 até a cidade de Irauçuba/CE, parando num posto à beira da estrada, às 13:10 h, percorrendo 149 km. Chamou a atenção neste trecho a passagem por Itapagé/CE, região montanhosa e muito bonita de se percorrer. Reiniciamos nossa viagem às 13:42 h, com destino final em Viçosa do Ceará/CE.

Continuamos pela BR 222, contornando Sobral/CE, efetuando a subida da Serra da Ibiapaba, com trânsito lento por conta de ônibus e caminhões, deixando esta estrada na altura de Tianguá/CE, onde entramos na CE 187, rodovia que dá acesso à cidade de Viçosa do Ceará/CE. Chegamos às 16:07 h, tendo percorrido 200 km neste trecho final.

Percorremos ao todo, neste segundo dia, 531 km. Viçosa do Ceará/CE é uma bela cidade serrana, cujos encantos detalharei melhor no próximo post. Fomos muito bem recepcionados por Márcio, primo de Pedro, que nos levou num bar/restaurante muito bom, para um merecido relax dos viajantes.

No próximo post continua!