sábado, 15 de setembro de 2012

VIAGEM A SURUBIM/PE (IX Surubim Motofest-18/08/2012)

      Depois de nosso recesso motociclístico em julho, e conforme deliberado em nosso encontro/viagem do dia 04/08/2012, em 18/08/2012 pegamos novamente a estrada, para irmos ao IX Surubim Motofest.
        No dia da viagem, quando eu (Marcos) cheguei ao nosso ponto de encontro, por volta das 06:50h, Lauro e Antônio já se encontravam no Posto Dislub. Logo depois chegaram Rogério e Marcos S. Dos que confirmaram presença restava apenas Rafael. Ele enviou um SMS para mim, avisando que havia perdido a hora e pedindo que não saíssemos sem ele. Ponderamos o caso e resolvemos esperar.


      Rafael chegou somente às 07:38h, quando enfim partimos, atrasados em relação ao nosso planejamento inicial, em direção a Surubim/PE. Desta vez combinamos de parar para o café da manhã num local próximo a Vitória de Santo Antão/PE, denominado Cabana de Taipa, às margens da BR 232, bem perto do nosso ponto de partida. Além da curiosidade de conhecermos o lugar, creio que a fome foi o fator determinante para a escolha.
       Chegamos à Cabana de Taipa às 07:59h (eu disse que era perto!). Percorremos apenas 24 km desde a saída!
      O local é muito bem frequentado, por famílias, viajantes de carro e motociclistas. Estava tão frequentado que conseguimos uma mesa num canto, deixando os apetrechos motociclísticos (capacete, luvas, etc) no chão. Para grupos de motociclistas este fator deve ser ponderado, em razão do espaço necessário à acomodação destes equipamentos. O serviço é por meio de self service, mas algumas coisas são servidas a la carte (as tapiocas, por exemplo). A comida era muito boa. Na entrada são fornecidas comandas individuais, o que por outro lado é um aspecto positivo para fins de fechamento da conta, pois basta cada um se dirigir ao caixa. Ressalte-se que no nosso caso, a divisão das contas nunca causou problemas.


        Após pagarmos a conta, saímos de lá às 08:40h. Combinamos que iríamos nos dividir, logo quando deixássemos a BR 232, no início da PE 050, estrada que liga Vitória de Santo Antão/PE a Limoeiro/PE. Rafael e Lauro seguiriam até Vitória de Santo Antão/PE e o resto de nós esperaria num posto existente no início da PE 050. O motivo desta divisão temporária, foi a necessidade de atender a uma indisposição gástrica do conterrâneo Rafael e um incômodo ocular (olhos ressecados) do conterrâneo Lauro.
       Chegamos ao posto às 08:48h, rodando apenas 05 km desde nossa saída da Cabana de Taipa. Eu, Rogério, Antônio e Marcos S ficamos na espera, enquanto os outros dois foram atrás de uma farmácia.


       Somente às 09:23h saímos do posto, dando seguimento à nossa viagem, desta feita sem paradas, até Surubim/PE. Nosso percurso incluiria a PE 050 até Limoeiro/PE e de lá a PE 090 até Surubim/PE. Para minha surpresa, que esperava o contrário, as referidas estradas estavam em boas condições. Afinal de contas as chuvas são frequentes em nosso inverno pernambucano (junho a agosto) e esperava que elas estivessem muito esburacadas, até por se tratarem de estradas estaduais.
        Ao chegarmos em Surubim/PE, nós e alguns outros motociclistas, não encontramos de imediato o local do evento. Ao contrário do que ocorre em outros eventos motociclísticos, não havia comitê de recepção na entrada da cidade, nem placas indicativas do local do evento. Após algumas voltas, chegamos ao local às 11:04h, rodando 90 Km desde o posto, lá no início da PE 050.
     Ficamos pouco tempo no local, pois havia pouca movimentação. Fizemos nossa inscrição no evento, olhamos algumas motos, conversamos. Na verdade, presumo eu, a maioria dos participantes chegaria mais tarde. Eu que estive o ano passado no mesmo evento, fiquei com a impressão de que a presença foi menor em 2012.


       Desta forma saímos de lá às 12:20 h, com destino a Bom Jardim/PE, onde iríamos parar no restaurante Dama de Ouro, também conhecido como bar do capão, pois a especialidade da casa é o pirão de capão (galo castrado, para os que não conhecem). Não registrei nosso horário de chegada ao Dama de Ouro, mas de Surubim/PE até lá foram apenas 22 km.
       Almoçamos muito bem e durante o acerto da conta, um mistério: todos pagaram a cota estipulada na divisão e ainda sobrou dinheiro! Lógico que alguém deve ter dado um valor a maior e não se lembrou. Desta forma sobraram aproximadamente R$ 18,00 em caixa para nossa próxima viagem. Saímos de volta a Recife/PE às 13:50h. Ficou acertado que repetiríamos o trajeto da ida, em sentido inverso (PE 090, PE 050 e BR 232), ou seja, entraríamos em Limoeiro/PE.


     Nosso grupo não viaja numa formação previamente configurada, em que um dos participantes assume a função de ponteiro, liderando o grupo, não sendo ultrapassado por nenhum dos demais. Apenas existe a orientação, exaustivamente repetida, de que o conterrâneo que segue na frente, é responsável pelo que vem atrás. Caso este desapareça de seu campo de visão no retrovisor, ele deve reduzir a velocidade, parar e se for o caso voltar para verificar o que houve. Esta é uma forma de um tomar conta do outro e todos tomarem conta de um. Embora lógica, esta filosofia é de difícil implementação, especialmente quando as cilindradas das motos são diferentes.
      Voltemos ao relato de nossa viagem, após esta breve explicação. A viagem transcorria normalmente, com um eventual distanciamento entre os componentes corrigidos com a diminuição da velocidade dos ponteiros ou mesmo a parada.
       Quando estávamos próximos de Limoeiro/PE, eu me encontrava no meio da formação e constatei que 03 dos nossos membros (Lauro, Antônio e Rogério) passaram direto, sem entrar em Limoeiro/PE, para acessar a PE 050. Eu, Rafael e Marcos S paramos, esperando que nossa orientação funcionasse: o último dos que seguiram adiante, iria diminuir a velocidade, seguido pelo que estava logo à frente até que todos iriam parar e voltar para nos encontrar. Esperamos um certo tempo, até que combinei com Marcos S e Rafael que continuassem aguardando no mesmo local, que eu iria no encalço dos desgarrados. Rodei aproximadamente uns 05 km e voltei para Limoeiro/PE, sem encontrá-los.
      Eu, Marcos S e Rafael seguimos viagem pelo trajeto programado. Na altura de Bonança (distrito localizado entre Moreno/PE e Vitória de Santo Antão/PE), tivemos a grata surpresa de sermos alcançados pelos conterrâneos Lauro e Rogério. Eu julgava que não nos encontraríamos mais, nesta viagem.
     Chegamos ao nosso ponto de chegada (BR 232, em frente ao ponto de partida) às 15:22 h. Cinco de nós chegaram juntos, pois Antônio não veio junto com Lauro e Rogério. Esperamos mais um pouco, apreensivos, e ele chegou algum tempo depois. Havia parado para esperar a chuva passar. Na chegada o hodômetro total marcava 251 km, dos quais descontando os 10 km rodados em busca dos “desgarrados”, restaram 241 km da viagem.


        Apesar destes pequenos desencontros, que já haviam ocorrido anteriormente, e espero que não ocorram mais, a viagem foi excelente e mais uma vez voltamos íntegros e satisfeitos aos nossos lares, ansiosos pela próxima.
         Eu (Marcos), Lauro, Antônio, Marcos S, Rogério e Rafael computamos dessa forma, 241 km em nossas cotas de quilometragem.
           Vejam todas as fotos desta viagem, clicando no link abaixo.

Álbum de Fotos da Viagem a Surubim/PE (18/08/2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário