domingo, 30 de setembro de 2012

REUNIÃO ENCONTRO EM SERRA NEGRA (4º Encontro Mensal - 01/09/2012)


         Marcamos a realização de nosso 4º Encontro Mensal para a Serra Negra, localizada em Bezerros/PE, em 01/09/2012.
         Como nossos encontros invariavelmente iniciam-se com um lauto café da manhã e não tínhamos referências do local, recorremos aos préstimos de um colega de trabalho (Hildo), que possui amigos em Bezerros/PE. Ele nos indicou um amigo seu, conhecido como Paguete, que nos daria as dicas de locais para tomarmos nosso café da manhã.
       Encontramo-nos no local de sempre: posto Dislub, na BR 232, em Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes/PE. Compareceram para este evento: eu (Marcos), Amaro acompanhado de Tânia, Humberto, Lauro e Rogério. Saímos de lá às 07:35 h, rumando em direção a Bezerros/PE.
         Seguimos sem paradas até Bezerros/PE, onde chegamos às 08:37 h, percorrendo 88 km. Liguei para Paguete, conforme havia sido combinado. Ele perguntou nossa localização e ficou de ir ao nosso encontro, o mais breve possível. Esperamos algum tempo e ele apareceu montado numa “motinha” (uma Biz, salvo engano). Para nossa surpresa ele se dispôs a levar-nos até o local onde tomaríamos nosso café da manhã, e não apenas nos indicar o caminho. Quero aqui mais uma vez agradecer ao amigo Paguete, pela atenção a nós dispensada.


       Saímos de Bezerros/PE em direção ao povoado da Serra Negra, em hora não registrada por mim. O acesso até o povoado é efetuado por uma estrada de terra, de cerca de 10 km, que tem apenas alguns trechos (subidas/descidas) calçados em paralelepípedos. Apesar disto a estrada apresenta boas condições de trânsito, ressalvada a atenção dispensada à condução de motos neste tipo de estrada.
        Paramos inicialmente num bar existente à beira da estrada, logo no começo da subida, mas eles nos informaram que não serviam café da manhã. Seguimos de imediato para o povoado, localizado no topo da serra, sempre guiados por Paguete.
          Chegamos a um restaurante denominado “Sabor da Serra”, às 09:29 h, percorrendo cerca de 09 km desde de Bezerros/PE. O café da manhã deste local é excelente e também o atendimento merece nota dez. Voltaremos lá outras vezes com certeza e iremos recomendá-lo aos colegas motociclistas. Paguete não ficou conosco para o café, retornando para Bezerros/PE. Após saborearmos o café da manhã e discutirmos assuntos relevantes de nossa pauta, saímos para dar uma volta no povoado.


         Seguimos em direção ao Parque Ecológico da Serra Negra, mais um vez sem registro do horário de saída, por parte deste narrador. Paramos na área do anfiteatro, para uma olhada na paisagem e logo continuamos até o Parque Ecológico, percorrendo cerca de 03 km desde o Sabor da Serra. Paramos nossas motos no Bar do Tota, ponto de apoio do parque. No trecho entre o anfiteatro e o Parque Ecológico nos separamos dos conterrâneos Lauro e Rogério.


          Rogério chegou logo depois. Julgamos que Lauro havia resolvido não enfrentar mais um trecho de estrada de terra, esperando-nos lá no anfiteatro. Resolvemos conhecer o parque, pagamos a taxa de visitação, de R$ 2,00 e percorremos a pé o circuito de visitação, que não é muito extenso. Lá visitamos as atrações do lugar: Mirante do Gravatá Amarelo, Mirante da Carambola, Pau Santo Casamenteiro, Porta dos Ventos e Gruta do Amor. Embora o percurso tenha exigido um pouco de esforço físico, não é nenhuma maratona.


            Quando terminamos o circuito e já estávamos no Bar do Tota, saciando nossa sede, chegou o Lauro. Mesmo sozinho ele fez o mesmo percurso, enquanto esperávamos no Bar do Tota. Combinamos que iríamos passar na Pousada Canto da Serra, para conhecê-la.
Partimos em direção à Pousada Canto da Serra (esqueci do horário novamente!), onde chegamos às 12:23 h, percorrendo 4,5 km desde o Bar do Tota. Conhecemos as instalações da pousada e saímos de lá às 12:50 h.


            Separamo-nos em nosso percurso de volta. Humberto seguiu para Caruaru/PE, após Bezerros/PE e Amaro/Tânia ficaram em Gravatá/PE. Os remanescentes (eu, Lauro e Rogério) pararam apenas uma vez num posto de combustível, localizado após a cidade de Pombos/PE. De lá continuamos até nosso ponto de despedida, em frente ao posto Dislub, nosso ponto de partida.
           Chegamos lá às 14:10 h, percorrendo 97 km desde de Serra Negra.


        Rodamos ao todo 201,5 km em todo o percurso. Embora alguns conterrâneos não tenham concluído o percurso junto conosco, todos (eu, Amaro, Humberto, Lauro e Rogério) tiveram computados em suas cotas de quilometragem, este percurso.
           Vejam todas as fotos deste encontro, clicando no link abaixo.

Álbum de Fotos do 4º Encontro (Serra Negra, 01/09/2012)



Nenhum comentário:

Postar um comentário