sexta-feira, 20 de setembro de 2013

VIAGEM A NATAL/RN (23 a 25/08/2013)



       No final de agosto/2013 fizemos uma viagem à paradisíaca e quase nossa vizinha cidade de Natal/RN. Eu (Marcos) havia planejado ir depois da turma, também de moto, mas acabei indo de carro com minha família. O relato inicial da viagem fica a cargo, portanto, dos conterrâneos Amaro, Lauro e Rogério, que seguiram na sexta (23/08/2013), logo pela manhã. Eu só rumei a Natal/RN no final da tarde do mesmo dia.
       No ponto de encontro habitual, o Posto Dislub em Abreu e Lima, o primeiro a chegar foi Lauro às 06:50 h, seguido de Amaro e Tânia cinco minutos após. Rogério chegou com a família, de carro, às 07:10 h e partimos em seguida. Após o tumultuado tráfego da cidade, seguimos pela BR 101 em duas motos acompanhadas pelo carro de Rogério, apreciando as belas paisagens da estrada, onde predominam plantações de cana-de-açúcar e trechos de mata.
        Passamos ao largo de João Pessoa e paramos para um café da manhã só em Baía Formosa/RN, à beira da BR, logo após a entrada no estado do Rio Grande do Norte, quando o relógio marcava 09:25 h e tínhamos já percorrido 190 Km. Bem servido e com o toque de comida regional, deixamos o local do café às 10:05 h e retomamos a viagem.

         Abastecemos em um posto à beira da pista e logo chegamos na entrada de Natal/RN.
       O acesso à cidade é feito por uma larga pista de várias vias, com acentuado recuo nas construções, o que o torna bem acolhedor.
       Ao longe se vêem os prédios maiores que se multiplicam à medida em que nos aproximamos da Via Costeira, pelo bairro/praia de Ponta Negra.
       Iniciando o acesso na Via, percebe-se uma grande diferença entre ela e as pistas das praias urbanas de Recife e João Pessoa, por exemplo. A especulação imobiliária ainda não ocorreu e há extensas áreas de praia sem qualquer habitação, intercaladas por hotéis que tem em comum o fato de ser imponentes construções horizontais, em grandes terrenos à beira-mar.
        Margeando boa parte da Via pelo lado esquerdo, encontra-se o Parque das Dunas, uma área de preservação da faixa de areia original, intocada.
        Chegamos ao nosso hotel às 11:30 h, após percorrermos 299 Km.
        Logo após nossa chegada, foi a vez de recebermos Leilla, a esposa de Lauro, que veio de avião. O resto do dia foi dedicado ao descanso, aproveitando a infra-estrutura do hotel.
          Só à noite chegou o último conterrâneo, Marcos, que viajou de carro com a esposa Telma e o filho Mateus.
        Todos nos reencontramos na manhã seguinte, sábado 24/08/2013, no café da manhã. Como só tínhamos o sábado para aproveitar, resolvemos focar numa atração tradicional: a praia de Genibapu, no litoral norte do RN.
        Saímos todos nos 02 carros (o meu e o de Rogério), seguindo pela Via Costeira, em direção às praias centrais de Natal/RN (Areia Preta, Praia do Meio e Praia do Forte) e logo avistamos a nova, moderna e muito alta ponte sobre o rio Potengi, que facilitou por demais o acesso às praias do litoral norte. Devo ressaltar que, embora seja um dos cartões postais do RN, o acesso rodoviário à praia de Genipapu, logo após a ponte, está em condições precárias.
       Chegamos à praia e nos instalamos nas mesas dispostas à beira-mar. Os preços são para turista americano ou europeu! Como estava de motorista, não bebi nada alcoólico, ao contrário dos demais. Ficamos um tempo curtindo a bela praia em frente, e após algum tempo, Amaro, Lauro, eu e meu filho além de Rogério, resolvemos nos encaminhar às dunas, onde ficam os famosos dromedários alugados para passeios.


       O esforço da subida (pelo menos para mim, que não estou lá com este preparo físico todo), foi recompensado pelo belo visual lá de cima.

     Apesar de curiosos, nenhum de nós se dispôs a um passeio nos exóticos animais. Ficamos algum tempo por ali, conhecendo as atrações turísticas disponíveis, e retornamos. Para descer, todo santo ajuda!
       Assim que chegamos, fechamos nossa conta e partimos para o almoço. Eu indiquei o restaurante existente no Centro de Turismo de Natal, o que foi prontamente aceito. Fizemos nossos pedidos, saboreamos nossos pratos, que foram unanimemente aprovados e fizemos um brinde, ao sucesso de mais uma viagem no nosso MC.

       
       Chegamos no hotel já ao final da tarde. Ficamos de ver se à noite sairíamos para o jantar, mas na hora H, somente minha família e a de Rogério toparam ir a uma pizzaria. O restante preferiu a comodidade de ficar no hotel, pois no dia seguinte retornaríamos a Recife/PE logo pela manhã.
         Na manhã seguinte, após o café da manhã, fechamos todos nossas contas e saímos em direção a Recife/PE. Leilla, a esposa de Lauro, foi de carona no meu carro, já que havia vaga disponível. Combinamos de nos encontrar para o almoço no restaurante Delícias da Roça, em Igarassu/PE, lugar já nosso conhecido, com excelente comida e preço justo. Liberei todos de andarem no meu ritmo, pois meu carro é 1.0, e sofre muito nas subidas, tendo de reduzir a velocidade. Não obstante isso, nos encontramos com as motos na cidade de Mamanguape/PB, quando paramos para abastecer.
       Chegamos no ponto combinado para o almoço um pouco depois de todos. Saboreamos um delicioso almoço, o qual já teve o efeito de despedida da viagem, pois acertamos que depois dali iríamos direto para nossas casas, exceto eu e minha família, que aproveitaríamos o embalo para visitar minha mãe em Setúbal, e deixar Leilla em sua casa.
       Apesar de haver sido um pouco corrida, especialmente no meu caso, que somente cheguei em Natal/RN na sexta à noite, a viagem valeu a pena. A quebra da rotina, o contato com novos lugares e com os amigos sempre nos deixam mais renovados, e mesmo não tendo o prazer de ter viajado com minha moto, tive a companhia de minha família.
      Conforme a medição efetuada pelos conterrâneos que me antecederam nesta viagem, o percurso de ida entre Recife/PE e Natal/RN foi de 299 km. Os motociclistas desta viagem - Amaro e Lauro terão computados em suas cotas quilométricas o valor de 598 km, correspondente à ida e à volta.
         Vide abaixo o link para o álbum de fotos completo da viagem e os vídeos.

      

Um comentário:

  1. Nossas praias são mesmo de arrasar...
    É o nosso MC, se preparando para alçar voos cada vez mais altos.
    Vamo que Vamo!

    ResponderExcluir