terça-feira, 29 de abril de 2014

VIAGEM A FEIRA DE SANTANA/BA (05/04 a 06/04/2014)


Exibir mapa ampliado
Finalmente, após um longo tempo, nosso grupo resolveu empreender novamente uma longa viagem. E para compensar,  o maior percurso desde de nossa origem.

A bem da verdade, apenas eu (Marcos) e Hélio topamos encarar essa maratona de 02 dias. Como pretendemos num futuro breve, alçar vôos mais altos, percorrendo longas distâncias durante vários dias, sugeri numa de nossas reuniões, que fôssemos fazendo viagens de "treinamento", tentando simular as condições de uma viagem mais longa, de vários dias.

Como viagem inicial, escolhemos Feira de Santana/BA, com percurso de ida pelo litoral (BR 101), no sábado 05/04/2014 e com retorno pelo interior, via Paulo Afonso/BA, no domingo 06/04/2014. Como a adesão para a viagem completa foi mínima, fiz um chamamento aos membros do grupo, para que nos acompanhassem pelo menos nos quilômetros iniciais. Apenas meu irmão Marcelo solidarizou-se conosco, acompanhando-nos até Palmares/PE. Passemos ao relato da viagem.

1º DIA (05/04/2014)

Marcamos como ponto de encontro e partida, o posto BR que fica antes do posto fiscal, próximo à entrada para Vitória de Santo Antão/PE, com saída programada para às 06:00h. Cheguei ao ponto de encontro às 06:10h, ou seja, atrasado 10 minutos. Hélio e Marcelo já estavam por lá. Abasteci a moto e partimos às 06:21h, com destino a Messias/AL.



Seguimos inicialmente pela PE 045 (Vitória de Santo Antão/PE a Escada/PE), pegando a BR 101 nas proximidades de Escada/PE. A PE 045 é muito sinuosa e o estado do pavimento não é do melhores, mas encaramos na boa com nossas trails. Marcelo nos acompanhou até Palmares/PE, quando já havíamos percorrido 101 km, com 01 hora de viagem. Eu e Hélio prosseguimos pela BR 101. Ela está em condições ruins logo após o fim da duplicação e fica um caos de Xexeu/PE até a divisa PE/AL. Para minha surpresa, a buraqueira que nós pegamos no ano passado, quando fomos até União dos Palmares/AL já foi consertada. Muito tráfego de carros, ônibus e caminhões. Chegamos em Messias/AL às 08:43h, percorrendo 205 km neste trecho inicial. TEMPO GASTO NO TRECHO: 02 horas e 22minutos.


Partimos de Messias/AL às 09:21h (TEMPO GASTO NA PARADA: 38 minutos). Continuamos pela BR 101 até Propriá/SE, 1ª cidade daquele estado, na BR 101. Percorremos 185 km, chegando às 11:10h. TEMPO GASTO NO TRECHO: 01 hora e 49 minutos. Paramos num posto logo à beira da pista, para abastecimento das motos e pilotos. As motos ficaram na saudade pois não havia gasolina no posto. Saímos às 11:38h, em busca de um posto mais adiante. (TEMPO GASTO NA PARADA: 28 minutos).Percorremos 56 km, até encontrarmos um posto com boa estrutura, para abastecermos, próximo à cidade de Rosário do Catete/SE. Minha moto já estava na reserva. Paramos apenas o tempo necessário ao abastecimento e prosseguimos viagem. Resolvemos alterar o planejamento original, que previa um trecho entre Propriá/SE e Cristinápolis/SE, tendo em vista esta parada extraordinária. Resolvemos rodar cerca de 200 km, chegando na cidade de Entre Rios/BA. Infelizmente não registrei nosso tempo de parada nem a hora da partida.

Atravessamos Sergipe, sempre com muito tráfego, desvios na estrada e com duplicação apenas no trecho de Aracaju/SE a Estância/SE. Entramos na Bahia, passando pela cidade de Esplanada, ainda sem completar os 200 km combinados. Como havíamos visto placas indicando que Alagoinhas/BA se encontrava a cerca de 80 km, resolvemos seguir direto para lá, mesmo ciente que minha moto entraria na reserva. Passamos por Entre Rios/BA e a cerca de 30 km de Alagoinhas/BA, entrei na reserva. Rodamos mais uns 20 km e quando vi um posto bem estruturado, indiquei a Hélio que iríamos parar ali. Faltavam uns 10 km para Alagoinhas/BA e uns 90 km para Feira de Santana/BA. Estávamos quase lá! Chegamos às 15:12h, rodando 310 km neste trecho. Durante este percurso, Hélio quis por duas vezes, mudar o destino para Salvador/BA, pois tentou pegar a Linha Verde. TEMPO GASTO NO TRECHO: 03 horas e 34 minutos. Partimos de lá às 15:53h. (TEMPO GASTO NA PARADA: 41 minutos).


Prosseguimos pela BR 101, até o cruzamento com a BR 324. Hélio vinha na frente e passou direto. Eu entrei na BR 324, buzinando para ele se tocar. Havia um grande congestionamento na BR 324. Mais adiante vi o motivo: um acidente feio, com vítimas fatais. Segui adiante sem olhar para o lado, parando um pouco mais à frente para esperar Hélio. Não demorou muito, ele apareceu e continuamos a viagem. Faltavam poucos quilômetros para Feira de Santana/BA, numa estrada com muitos pardais. Pegamos a via que contorna a cidade, pois o hotel ficava na BR 116 Sul, já na saída para Barreiras/BA. Chegamos no hotel às 17:02h, percorrendo 95 km neste trecho final. TEMPO GASTO NO TRECHO: 01 hora e 09 minutos.


Fizemos rapidamente o check in e fomos logo tomar umas merecidas cervejas geladas. O hotel tem uma boa estrutura, mas está com um aspecto de abandono. Tomamos umas 03 para relaxar. Éramos os únicos hóspedes presentes no hotel.

Nos destinaram o quarto 206. Ao tentarmos entrar, a chave estava muito difícil de abrir/fechar a porta. Pedimos um outro quarto e nos deram a chave do 208. Neste a chave estava funcionando, porém as luzes não acendiam, nem o ar condicionado funcionava.

Pedimos outro quarto e nos deram o 204. A chave estava ok, as luzes e o ar funcionavam. Apenas teríamos de dividir o apto. Com 02 ou três rãs pequenas, que se esconderam quando eu abri o quarto. Sem problemas.

Após o banho, descemos ao restaurante para pedirmos nosso jantar em uma pizzaria próxima (o restaurante está desativado). Entregaram dentro de 30 minutos. Após comermos, pagamos logo nossa conta (diária de R$ 90,00 para os dois + R$ 20,00 de despesas com bebidas) e avisamos que iríamos sair cedo, sem tomar o café da manhã, no dia seguinte, por volta das 05:30h.

Dormimos cedo, logo após o Jornal Nacional, na santa paz, sem reclamos de roncos ou outros inconvenientes.

TEMPO TOTAL DA VIAGEM DE IDA: 10 horas e 41 minutos.
TEMPO TOTAL DAS PARADAS: 01 hora e 47 minutos.

KM TOTAL PERCORRIDA NO DIA: 795 km.

2º DIA (06/04/2014)


Saímos do hotel às 05:32h, sem o café da manhã. Nosso intuito era cumprir o planejamento efetuado, fazendo a 1ª parada em Ribeira do Pombal/BA. Seguimos pela estrada que contorna Feira de Santana/BA, até alcançar a BR 116 Norte. Seguimos pela BR 116 até a cidade de Tucano/BA, onde entramos para a BA 410. Como esperado, tráfego intenso na BR 116, com muito caminhões. Tráfego reduziu drasticamente quando entramos na BA 410. Ambas estradas estavam em excelentes condições. Chegamos às 08:07 h, percorrendo 192 km neste trecho. Paramos para o café da manhã num restaurante na beira da estrada. TEMPO GASTO NO TRECHO: 02 horas e 35 minutos. Partimos às 08:49 h. (TEMPO GASTO NA PARADA: 42 minutos).


Entramos na BR 110, logo após sairmos de Ribeira do Pombal. Seguimos nesta estrada até Paulo Afonso/BA. Estrada em excelentes condições e com pouco tráfego. Passamos direto pela cidade, parando logo após a divisa BA/AL, num posto numa localidade denominada Jardim Cordeiro. Chegamos às 10:35 h, percorrendo 182 km neste trecho. TEMPO GASTO NO TRECHO: 01 horas e 46 minutos. Partimos às 11:12 h. (TEMPO GASTO NA PARADA: 37 minutos).

Seguimos viagem pela BR 423, com suas longas retas e pouco tráfego, já minha velha conhecida. A estrada está em boa condições. O único trecho um pouco pior (ainda não recapeado) é já nas proximidades de Garanhuns/PE, mesmo assim sem apresentar buracos, apenas asfalto velho, muito áspero. A chuva e até um pouco de frio nos pegou quando começamos a subir para Garanhuns/PE. Chegamos em Garanhuns/PE às 13:12h, percorrendo 211 km neste trecho. TEMPO GASTO NO TRECHO: 02 horas. Horário de partida: às 13:45h. (TEMPO GASTO NA PARADA: 33 minutos).


Infelizmente perdi os dados do trecho final de nossa viagem. Não recordo a hora que saímos de Garanhuns/PE, mas fizemos uma parada rápida, como as demais. Seguimos direto até o posto BR em Vitória de Sto. Antão/PE, que fica em frente ao posto BR do qual partimos no dia anterior. Enfrentamos muita chuva no trecho Garanhuns/PE a São Caetano/PE, incluindo alguns coriscos (relâmpagos), e pensamos até em pararmos e esperar a chuva passar. Felizmente ela diminuiu e nós prosseguimos a viagem. Por conta da chuva, minha máquina fotográfica “morreu” de vez e meu celular ficou inoperante, deixando de gravar os registros finais da viagem. Remontei o percurso pelo Google Maps, e obtive 186 km para este trecho. Lembro a hora que chegamos ao posto, aproximadamente 15:46 h. TEMPO GASTO NO TRECHO: estimado em 02 horas.


TEMPO TOTAL DA VIAGEM DE VOLTA: 10 horas e 14 minutos.
TEMPO TOTAL DAS PARADAS: 01 hora e 52 minutos.
KM TOTAL PERCORRIDA NO DIA: 771 km.

A viagem foi excelente, sem incidentes, e de grande valia em termos de aprendizado, para nossa viagem futura. Tivemos noção do ritmo a aplicar, dos nossos limites físicos e de nossa inesperada disposição. Percebemos também que no final do dia, próximo ao final da viagem, os trechos percorridos devem ser preferencialmente menores que os do início do dia. Uma paradinha de 20 minutos já revigora por demais quem passou todo o dia viajando.

Eu e meu companheiro de viagem (Hélio) computamos 1.566 km em nossas cotas de quilometragem. A depender de nossa disposição, neste ano ano ninguém nos segura. Que venho logo a próxima viagem!

2 comentários:

  1. Meus nobres aventureiros, sugiro cuidado com relação ao abastecimento... não deixar até o limite, pois podemos chegar a um posto(como aconteceu) e não haver a gasosa!!!

    Maquinho, a última foto você está destruído cara!!! Uma cara de sono do kCT!!! kkkkkkkkkkk

    A

    ResponderExcluir
  2. Destruído porém feliz pelo desafio vencido!

    ResponderExcluir