segunda-feira, 20 de maio de 2013

VIAGEM A PESQUEIRA/PE E POÇÃO/PE (20 a 21/04/2013)



Prezados leitores. Mais uma vez, com significativo atraso, trago-lhes mais um relato de viagem do nosso grupo. Fomos convidados no mês abril/2013, pelo nosso conterrâneo Gilmar, para visitarmos mais uma vez, sua propriedade em Poções/PE, no período de 20 a 21/04/2013. Neste mesmo final de semana ocorreria em Pesqueira/PE, o IV Pesqueira Moto Fest.

Mais uma vez, o ponto de partida escolhido foi o posto Ypiranga (antigo posto Dislub), 1º posto na BR 232, no sentido Recife/interior. Fui primeiro de todos a chegar, às 06:06h. Aos poucos os demais foram chegando: Lauro, Giovanni e seu filho Igor, este último estreante em nosso grupo e mais um novato, o Adriano, que nos conheceu através da web. Era sábado, 20/04/2013.

Partimos às 06:45h, combinados de parar em Pombos/PE, para reabastecimento das motos. Rafael avisou-nos que nos encontraria em São Caetano/PE. Chegamos no posto Arco-iris em Pombos/PE às 07:15h. Não efetuei o registro da quilometragem, pois iria finalizar a contagem apenas em São Caetano/PE, ponto de parada para o café da manhã. Durante a operação de abastecimento, fomos surpreendidos com a chegada de Humberto, que julgávamos haver desistido da viagem. Demoramos pouco tempo e seguimos para São Caetano/PE.

Chegamos na Churrascaria Nossa Sra. de Lourdes, em São Caetano/PE, às 08:37h, percorrendo 134 km desde nosso o ponto de partida. Depois de desfrutarmos o tradicional e saboroso café da manhã daquele estabelecimento, partimos às 09:34h, em direção a Pesqueira/PE.

No caminho, em Tacaimbó/PE, nos encontramos com Rafael e sua namorada Evelyn, que se incorporaram ao nosso grupo. Ele havia chegado primeiro em São Caetano/PE, e como não avistou nossas motos, tocou em frente, julgando que já havíamos seguido para Pesqueira/PE. Chegamos em Pesqueira/PE às 10:23h, percorrendo 65 km desde São Caetano/PE.

Fomos recepcionados pelos motos clubes organizadores do evento, o Moto Clube Ororubá e Moto Grupo 100 Compromisso, na entrada da cidade, onde ficamos um tempo, para hidratação e algumas fotos. Depois de algum tempo seguimos em direção à casa da namorada de Igor.

Ao chegarmos lá, demos pela falta de Lauro. Humberto retornou em busca do conterrâneo desgarrado, e em breve ambos retornaram. Lauro contou que se atrasou, porque esquecera de colocar as luvas e elas caíram em plena BR 232! A família da namorada de Igor muito gentilmente guardou nossas tralhas motociclísticas e bagagens, para que pudéssemos dar uma passada no evento, antes de seguirmos para Poção/PE.



Nos dirigimos para o local do evento e ficamos por lá algum tempo. Giovanni já conhecia muita gente e ficamos por lá conversando e visitando as barrancas e stands. Na hora de partir, em direção a Poção/PE, despedimo-nos de 02 de nossos companheiros de viagem: o Igor, que obviamente ficaria em Pesqueira/PE com sua namorada e o Adriano, que havia vindo apenas para nos conhecer, tendo de voltar ainda no próprio sábado, pois iria trabalhar à noite. Esse cara mostrou disposição para viajar! Gostei da atitude.

Retornamos à casa da namorada de Igor, para pegarmos nossas tralhas e bagagens, agradecemos a gentileza, e partimos eu, Lauro, Humberto, Giovanni e Rafael/Evelyn para Poção/PE. Após um percurso de apenas 33 km, chegamos à fazenda de Gilmar às 13:03h, graças às informações obtidas junto aos prestativos habitantes da cidade.

Fomos muito bem recebidos pelo nosso anfitrião Gilmar, como de praxe. Enquanto nós nos acomodávamos ele foi buscar a carne para nosso churrasco: um carneiro que ele trouxe vivo, para abater lá mesmo na sua fazenda. Carne 100% fresca! O churrasco e a cerveja rolaram até tarde da noite.

À noite, chegou mais um integrante de nosso grupo, o Helenildo. Ele avisara que não poderia seguir conosco, pela manhã, e iria sozinho à tarde. Pela hora que ele chegou, já achávamos que havia desistido. Fomos nos retirando aos poucos, para dormir. Eu confesso que fui um dos primeiros. Na verdade tentei dormir, pois além da barulheira da festa, ainda havia a “sinfonia” de roncos dos meus companheiros de quarto. Apesar de tudo consegui dormir.

Acordamos no dia seguinte, com chuva e um friozinho bom, que nos convidavam a permanecer na cama. Fomos acordando um a um, inclusive os últimos a saírem da festa. Todos saboreamos um saboroso café da manhã, oferecido por nosso anfitrião.

Após o café, fomos guiados por Gilmar que nos levou para visitar alguns pontos da cidade, tais como a igreja matriz e o famoso cruzeiro. Neste último dispensamos a subida, pois além de cansativa, já a havíamos feito no ano anterior. Tiramos algumas fotos nestes lugares e seguimos para o posto de gasolina localizado na entrada na cidade, ainda guiados pelo Gilmar. Reabastecemos todas as motos, despedimo-nos do Gilmar e partimos às 09:25h.

Como havíamos combinado de parar em Sanharó/PE, pois alguns queriam comprar queijo para levar para suas casas, acertamos com Giovanni que seguiríamos direto para Sanharó/PE e ele se encontraria com Igor e ambos seguiriam para lá.

Eu, Helenildo, Humberto, Lauro e Rafael/Evelyn chegamos em Sanharó/PE às 10:00h, percorrendo 42 km desde a saída no posto em Poção/PE. Ficamos aguardando a chegada de Giovanni e Igor. Esperamos algum tempo, mas quando avistamos Giovanni, ele não nos viu e seguiu em frente. Não avistamos seu filho Igor. Saímos todos no encalço de Giovanni, partindo às 10:36h.



Neste percurso, na cidade de Belo Jardim/PE, costumeiramente nos deparamos com tráfego intenso no trecho urbano da BR 232. Eu e Rafael/Evelyn ficamos para trás, e numa ultrapassagem de um caminhão, fomos surpreendidos por uma viatura da PRF, e fomos parados, por ultrapassagem em faixa amarela contínua. Além de mim e Rafael/Evelyn, outro casal de motociclistas também foi parado. Embora a ultrapassagem tenha sido efetuado sem risco, em cima de um caminhão que devia estar a 30 km/h, não tentamos nos justificar, apenas explicar nossa manobra. De nada adiantou junto aos homens da lei. Aguardamos algum tempo até a emissão do comprovante de multa e seguimos viagem, desta vez somente nossas duas motos.

Seguimos até São Caetano/PE, sempre na expectativa, ao longo de todo o trajeto, de encontrar o restante da turma. Afinal de contas sempre apregoamos que “a moto que segue na frente, toma conta da que vem logo atrás”. Já estava certo que todos tinham seguido direto Recife/PE, e que nós continuaríamos sozinhos, quando ao passamos em frente à Churrascaria Nossa Sra. de Lourdes, em São Caetano/PE, avistamos o resto da turma. Ainda bem que eles não me decepcionaram! Sem mais demoras seguimos viagem, todos juntos.

Na altura de Bezerros/PE, Igor avisou que precisava parar para reabastecer a moto. Eu e Rafael/Evelyn paramos solidariamente com ele, às 11:54h, percorrendo 95 km desde Sanharó/PE. Demoramos pouco tempo e saímos às 12:02h.

Seguimos os 03 juntos até Gravatá/PE, onde pouco antes da descida da serra, encontramos com Giovanni e logo adiante, nas barracas das frutas, encontramos com Helenildo, que nos mandou seguir em frente, sem parar. Humberto e Lauro já haviam se mandado na frente.

Chegamos ao nosso ponto de despedida, em frente ao posto Ypiranga (ex Dislub), às 13:01h, rodando 90 Km desde Bezerros/PE.



Encerramos mais uma viagem, sem maiores incidentes, afora a multa que eu e Rafael ganhamos. Agradeço em especial ao Lauro e ao Rafael, que cederam suas fotos para a composição do álbum desta viagem.

Tendo em vista que tivemos associados com diferentes participações nesta viagem, pois Adriano e Igor não foram a Poção/PE, o registro da quilometragem será diferenciado. Igor e Adriano registraram 398 km, relativos ao percurso Recife/Pesqueira/Recife. Os demais (eu, Giovanni, Helenildo, Humberto, Lauro e Rafael) computaram 459 km relativos ao percurso Recife/Pesqueira/Poção/Pesqueira/Recife.

Nossa próxima viagem, em maio/2013, terá como destino Triunfo/PE.

Vide abaixo os links para os vídeos e o álbum de fotos da viagem.

Vídeo I ( de Recife a Pesqueira)                   Álbum de fotos

Vídeo II (de Pesqueira a Poção)

Vídeo III (a volta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário