domingo, 9 de agosto de 2015

EXPEDICION RUTA DE LOS ANDES 2015 - Parte VIII - PERU: RUMO AO LAGO TITICACA (Dia 15)

DIA 15 - CUSCO/Peru a PUNO/Peru (17/04/2015)

Na estrada novamente. Antes de partirmos descemos para tomar o café da manhã no hotel. Enquanto estávamos saboreando nosso desjejum, conhecemos outros hóspedes brasileiros, e por mais incrível que pareça, pernambucanos! Eram dois conterrâneos que estevam viajando em grupo, em carros 4 x 4, fazendo praticamente o percurso inverso ao que nós planejamos. Trocamos informações sobre nossos roteiros à frente, e eles se informaram sobre o trajeto que teriam pela frente. Mal sabíamos como esses amigos seriam importantes para nossa viagem...Perdoem minha falha amigos, mas só lembro o nome de um de vocês - Stênio.

Partimos do hotel às 07:42 h. Paramos em um "grifo" (posto de combustível) para reabastecer as motos e continuamos nossa viagem em seguida. Seguimos pela rodovia 3S, que se encontra em perfeitas condições. Como de praxe, após 150 kms rodados, começamos a monitorar a existência de postos de combustível. Passamos por algumas cidades sem "grifos", com sinalização de venda de gasolina nas paredes de algumas casas, mas preferimos não arriscar abastecer nestes locais. Continuamos nossa viagem até passarmos por mais um dos picos elevados de nossa viagem, o Abra La Raya, com 4.338 metros de altitude. Lá havia uma grande feira de artesanato, e alguns de nós pararam para tirar fotos e fazer compras. Outros, eu incluído, seguiram adiante, preocupados em encontrar logo um "grifo" para reabastecer nossas motos.

Por sorte, mais alguns quilômetros adiante, encontramos um posto de combustível, na cidade de Santa Rosa/Peru, onde eu e Lauro paramos. Chegamos às 11:07 h, percorrendo 212 km neste trecho.

Abastecemos nossas motos e ficamos no aguardo dos demais companheiros. Enquanto esperávamos, chegaram dois colegas de estrada, viajantes motociclísticos como nós. Eram dois "hermanos" estradeiros - Xavier e Mário.

Confraternizamos com nossos "hermanos" viajantes, nos entendendo num portunhol meia-boca. Eles já estavam na estrada há quase dois meses, e empreendiam naquela ocasião o caminho de volta para suas casas. Ao final da viagem teriam percorrido 20.000 km! E isso tudo em motos Honda NX 400 Falcon carburadas. Esses caras merecem minha admiração...Aos poucos o resto de nosso grupo foi chegando, primeiramente Rodolfo e depois Helenildo e Hélio. Ainda aguardamos a chegada de mais um componente do grupo dos "hermanos", para retomarmos nossa viagem. Infelizmente não registrei o nome deste irmão da estrada.

Partimos do posto às 11:57 h. Continuamos pela rodovia 3S, viajando com a companhia dos "hermanos". Passamos pela conturbada e mal-afamada cidade de Juliaca/Peru. A cidade estava em obras e tivemos de rodar muito para achar a saída para Puno/Peru. Prosseguimos em direção a Puno/Peru. Chegando à cidade, fomos em busca ao hotel que havíamos reservado, o TAYPIKALA  HOTEL LAGO.

Rodamos pela cidade, tentando achar o saída para o nosso hotel. Já sabíamos que ele ficava alguns kms após a cidade. Nos despedimos dos nossos "hermanos", pois eles ficariam na área urbana de Puno/Peru, e iriam fazer o passeio às Ilhas dos Uros ainda naquele dia.

Finalmente acertamos o rumo de nosso hotel, seguindo ainda pela 3S beirando o Lago Titicaca, até o povoado de Chucuito, onde se localiza o TAYPIKALA  HOTEL LAGO. Chegamos em horário não registrado, percorrendo 209 km desde a saída do posto em Santa Rosa/Peru.

TAYPIKALA  HOTEL LAGO merece um comentário à parte. Este sem dúvida foi o mais luxuoso hotel em que nos hospedamos em toda a viagem, sem desmerecer os demais. As instalações são muito confortáveis, os quartos têm uma belíssima visão do lago e tem um restaurante excelente. Um pouco de conforto não faz mal a ninguém e os conterrâneos do asfalto também são filhos de Deus! Passamos o resto do dia usufruindo do conforto do hotel e jantamos por lá mesmo. No dia seguinte, nos dedicaríamos ao turismo na Bolívia e no lago Titicaca.

QUILOMETRAGEM DO DIA:    421 KM.
QUILOMETRAGEM TOTAL:  6.936 KM.