domingo, 18 de outubro de 2015

EXPEDICION RUTA DE LOS ANDES 2015 - Parte XV - TURISMO EM SALTA/Argentina (Dia 23)


DIA 23  - SALTA/Argentina (25/04/2015)


Tínhamos todo este dia para conhecer Salta/Argentina, também conhecida como Salta, La Linda. Eu já passara alguns dias nesta belíssima cidade, em 2013, com meu filho mais velho.

A cidade e a região em que ela está inserida têm muitos atrativos a serem visitados. Mesmo em minha passagem anterior, em que tive cerca de 05 dias disponíveis, não visitei todos seus atrativos turísticos. Pena que seja um destino ainda pouco visitado pelos brasileiros, que em sua imensa maioria limita-se a Buenos Aires e Bariloche, nas terras argentinas.

Como nós só tínhamos um dia, resolvemos ficar pela área urbana. Na parte da manhã nos dirigimos à Plaza de Armas, onde ficam a Catedral, o Cabildo e o MAAM, Museu de Arqueologia de Alta Montanha. Ao redor da praça existem muitos bares, cafés e restaurantes. Sentamo-nos num destes estabelecimentos, e saboreamos calmamente um café, apreciando a beleza do lugar.


Após isso caminhamos pela praça e aproveitamos para acertar o passeio num micro-ônibus turístico, o Bus Turístico Salta. Como ainda tínhamos algum tempo até a saída do nosso passeio, fomos caminhar pelo comércio local. Além de passear descompromissadamente, tínhamos o objetivo de localizar uma revenda Yamaha, pois Helenildo estava precisando de óleo lubrificante para a corrente e uma presilha para a tela do radiador da moto dele (XT 660R). Achamos uma revenda Yamaha próxima ao centro da cidade. Ele foi muito bem atendido e conseguiu tudo o que necessitava.

Retornamos à Plaza de Armas (Praça 9 de Julho) e almoçamos por ali mesmo. A bem da verdade, cada um escolheu um sanduíche "reforçado" e nos consideramos almoçados. Terminado o almoço, nos dirigimos ao ponto de saída do micro-ônibus, e fomos os primeiros a subir.































O passeio passa por 14 pontos turísticos na cidade, parando em alguns deles. As paradas foram no Mirador Portezuelo, onde se tem uma bela visão da cidade, do alto de uma montanha próxima. A outra parada, essa mais demorada, foi no Mercado Artesanal. Interessante local com várias lojas que vendem o artesanato local.


Finalizamos nosso passeio no mesmo ponto de partida, a Praça 9 de Julho. Embora eu indicasse a todos uma ida ao teleférico, para a subida ao Cerro São Bernardo, eles preferiram encerrar as atividades turísticas do dia por ali. Uma pena, pois o passeio ao cerro é muito bonito e eles perderam. Eu já o fiz mas iria acompanha-los, se fosse o caso. Voltamos andando para nosso hotel.

À noite, já em clima de despedida da cidade, resolvemos não sair, e jantamos lá mesmo no hotel. Iríamos nos recolher cedo, pois no dia seguinte reiniciaríamos nossa viagem, atravessando a região conhecida como Chaco, famosa em relatos pelas longas retas, pelo calor, pela grande quantidade de insetos e pela ameaça de falta de combustível.

Como este dia foi de descanso para nossas companheiras, não tivemos quilometragem a computar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário