segunda-feira, 2 de novembro de 2015

EXPEDICION RUTA DE LOS ANDES 2015 - Parte XVI - ATRAVESSANDO O CHACO (Dia 24)



DIA 24  - SALTA/Argentina a PRES. ROQUE SAENZ PENA/Argentina (26/04/2015)

Dia de estrada novamente. Tínhamos programados 02 dias pela frente, para cruzar a região argentina do Chaco. As informações que coletei durante minha pesquisa não nos deixava nada animados. Os relatos falavam em falta de combustível nos postos, muito calor, uma região sem atrativos turísticos e muitos insetos. Afora isso, a possibilidade de "propinas" às autoridades policiais, pelo caminho. Mas como dizem, não devemos morrer de véspera...

Saímos cedo do HOTEL MISOROJ, logo após o café da manhã e o acerto da conta. Fomos inicialmente em busca de um posto, para reabastecermos as motos. Abastecemos as motos e saimos deste posto às 07:02 h, marco inicial do nosso dia. Saímos ainda com relativa escuridão, pois o céu começava a clarear. Seguimos as indicações do GPS de Helenildo e logo comecei a desconfiar que o melhor roteiro não era o que seguíamos. Após rodarmos alguém tempo, por ruas e estradas muito estranhas, chegando a uma estrada de terra, voltei para indagar a alguém sobre o caminho para Ruta 09, em direção a Rosário de la Fronteira/Argentina. Confirmei que o melhor caminho não era aquele. Confesso aqui, que tive uma parcela de culpa neste erro. Indiquei a Helenildo que traçasse o roteiro até a cidade de Rosário de La Fronteira/Argentina. Na verdade esta cidade era apenas uma referência, pois como podemos ver no mapa logo acima, pegaríamos a Ruta 16 antes desta cidade. O GPS de Helenildo provavelmente estava indicando uma trilha em linha reta, até esta cidade, que deveria ser o caminho mais curto.

Após voltarmos boa parte do caminho errado, encontramos a saída da cidade. Uma chuva começou a cair e paramos para vestir as capas de chuva. Eu, Lauro e Helenildo seguimos viagem juntos. Hélio e Rodolfo seguiram em frente, distanciando-se de nós. Seguimos viagem sem problemas pela Ruta 09. Ao chegarmos no acesso para a Ruta 16, Hélio e Rodolfo estavam à nossa espera. Ainda bem, pois temia que eles seguissem direto pela Ruta 09, perdendo a entrada para a região do Chaco.

Seguimos alguns quilômetros pela Ruta 16 e paramos num posto de combustíveis, alguns quilômetros antes de Joaquin Victor Gonzalez/Argentina, nossa primeira parada programada para este dia. O medo da pane seca nos fez parar antes do previsto. Chegamos neste posto às 09:33 h, percorrendo 169 km neste trecho inicial. Aproveitamos a parada e pedimos informações ao frentista sobre as possibilidades de abastecimento pelo caminho. Ele nos informou que não teríamos problemas com isso. Neste parada percebemos que as estruturas de sustentação das malas laterais, de minha moto e de Lauro estavam com falta de parafusos. Nosso mecânico da equipe (Helenildo), conseguiu contornar o problema, adaptando um parafuso na moto de Lauro e improvisando uma amarração com arame na minha moto. Saímos do posto às 10:24 h, retomando nossa viagem.

Continuamos nossa viagem pela Ruta 16. Com poucos quilômetros, (aprox.uns 70 Km) alcançamos a cidade de Joaquin Victor Gonzalez/Argentina. Eu, Helenildo e Lauro resolvemos parar na cidade, para reabastecer mais uma vez nossas motos, tomar um café e procurar parafusos, para o conserto definitivo da minha moto e a de Lauro. Os outros prosseguiram direto. Não conseguimos, pois afinal era domingo. Perdemos algum tempo nessa parada, mas retomamos nossa viagem.

Prosseguimos pela Ruta 16, alcançando nossos companheiros antes do ponto de parada previsto, Monte Quemado/Argentina. Chegamos nesta cidade ás 13:31 h, percorrendo 252 km neste segundo trecho. Nesta parada encontramos dois "hermanos" motociclistas, que também seguiam pela Ruta 16, retornando para a cidade deles, Corrientes/Argentina. Saímos às 14:14 h.


Hermano rumo a Corrientes/ARG I

Hermano rumo a Corrientes/ARG II
A próxima parada programada era em Pampa Del Infierno/Argentina. Como de lá até Presidência Roque Saenz Pena/Argentina a distância era pequena, resolvemos seguir direto até o ponto final do dia, parando no caminho quando necessário. Continuamos pela Ruta 16, com suas longas e intermináveis retas. Paramos num posto a cerca de 120 km após Monte Quemado/Argentina, para reabastecimento e espantar a sonolência que atingia a todos, em menor ou maior grau. Nesta parada conhecemos um motociclista brasileiro, em retorno de sua viagem solo pela América do Sul. Aproveitamos a parada para um "dedinho de prosa" e convidamos ele a nos acompanhar a partir daí. Seu nome era Eurípedes, mineiro da cidade de Arcos. Pelos próximos dias seríamos 06 ruteiros. Retomamos viagem, parando mais uma vez, cerca de 35 km antes de Presidência Roque Saenz Pena/Argentina e depois na própria Presidência Roque Saenz Pena/Argentina. Paramos num posto de combustíveis e pedimos dica de um local para nos hospedarmos. Para este dia não havíamos reservado nada antecipadamente. O frentista nos indicou um hotel que ficava uns 40 km após a cidade. Reabastecemos as motos, alguns fizeram um câmbio emergencial (afinal teríamos apenas mais 01 dia em terras argentinas), e partimos para o trecho final de nossa viagem, neste dia.


A "disposição" dos ruteiros, na travessia do Chaco

Fascínio das crianças com as motos, uma constante na travessia do Chaco




























Chegamos ao HOTEL LE PARK, numa localidade denominada Machagai, às 18:34 h. Foram 318 km desde nossa partida de Monte Quemado/Argentina. O hotel era muito confortável, e contava com um restaurante próprio. Nos instalamos em nossos quartos e jantamos por lá mesmo. No dia seguinte teríamos o restante do Chaco a atravessar, e a chegada ao Paraguai.


Chegada ao Hotel Le Park I

Chegada ao Hotel Le Park II

QUILOMETRAGEM DO DIA:      739 KM.
QUILOMETRAGEM TOTAL:  10.005 KM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário